postado em 14/07/2013 08:00
A planta dos apartamentos diminuiu e um objeto ficou de fora dessa equação matemática: a bicicleta. Em alguns condomínios, ainda é possível acomodar a sua magrela na garagem, mas a maioria fica receosa de deixá-la desguarnecida de segurança 24 horas. O resultado? Cada vez mais, jovens casais e solteiros decidiram improvisar soluções para armazenar a bike em casa mesmo. "Só que ela não pode ser um trambolho no meio da sala ou na área de serviço", alerta a arquiteta Stella Lopes.
De olho nessa demanda, Stella conversa com seus clientes para alinhar dois elementos no projeto: estilo da decoração e bicicleta. Assim, seja qual for o cômodo escolhido pelo dono da casa para pendurar esse meio de transporte de duas rodas, o ambiente terá de ser bonito e funcional. "Ela tem que se integrar e se tornar um objeto de decoração. Por exemplo, dá para pintar a parede onde ela fica exposta, delimitar o espaço dela ou criar um jogo de luz. É como se ela fosse, de fato, uma escultura", define a arquiteta.
A designer de interiores Cybele Barbosa também demonstra a mesma preocupação. Atualmente, ela assina um ambiente na mostra Líder Interiores, no Casa Park, onde criou um espaço para acomodar uma bike em um loft casual. "Não vejo restrições quanto ao local onde podemos colocá-la, no entanto, temos que ter um cuidado para que fique em harmonia com os outros elementos que compõem o espaço", diz. Sem restrições, na mesma parede em que a bicicleta é pendurada, é possível fixar quadros e fotografias, garante Cybele. "Hoje, podemos misturar objetos que definem o gosto do dono da casa sem medo de errar. Como estamos cada vez mais ligados à prática esportiva e à soluções no trânsito, por que não devolver à bicicleta sua devida importância no lar?", reflete.
Dica da blogueira
Designer de interiores e, principalmente, uma "curiosa de plantão" no quesito "lar, doce lar", Vivianne Pontes alimenta a página Dcoração (www.dcoracao.com) há seis anos com dicas infalíveis para quem quer dar um tapa no visual da casa. Criativa, ela pondera: a melhor maneira de a bicicleta ficar bacana na decoração é não tratá-la como algo que se deve colocar, literalmente, de lado, em um cantinho na área de serviço. "É como se tentássemos esconder o elefante embaixo da mesa: não funciona e não fica bom", destaca. Por isso, a blogueira sugere um suporte na parede para deixá-la aparente e com estilo em seja qual for o cômodo da casa. "Dá para fazer um suporte de madeira com um marceneiro ou comprar um suporte de metal baratinho." Que tal experimentar?