Revista

Delícias que combinam

Vinho e pizza são uma dupla irresistível. Especialistas nos dois dão dicas de harmonização

postado em 21/07/2013 08:00
Vinho e pizza são uma dupla irresistível. Especialistas nos dois dão dicas de harmonização
Os senhores da medicina dizem que uma taça de vinho por dia é o ideal. Os senhores da nutrição dizem que pizza nunca dever ser consumida em excesso. E eu, ainda pouco escolado no universo do primeiro e profissional no do segundo, fiquei muito empolgado ao descobrir que já faz muito tempo que combinar o líquido de Baco com o prato tão antigo é uma delícia gastronômica que remete à comemoração. Sem pensar em argumentos médicos ou nutricionais ; até porque a gente merece pecar de vez em quando ;, o certo é: quero mesmo experimentar todos os sabores dos dois.

"Em vários lugares da Europa, não há outra bebida na mesa que não seja o vinho. E sendo a pizza um prato que pode ser encontrado de forma barata em todo o mundo, a combinação é simples de ser feita", explica Carina Cooper, sommelier da vinícola Salton. De acordo com Carina, o vinho que acompanha é, normalmente, aquele do dia a dia, sem grande rebuscamento, mostrando ainda mais o quão comum é a prática. Mas, independentemente disso, os sabores do queijo e do recheio devem ser levados em consideração na hora de escolher a uva que vai com a refeição.

Pizzas que levam carne, como a de calabresa, que tem gordura, pedem vinhos com mais acidez, para que a experiência se torne mais refrescante. O mesmo vale para a de quatro queijos, também pela gordura dos ingredientes. De acordo com Carina, pizzarias com carta de vinhos variada já são comuns nas grandes capitais, já de olho nesse público que deseja mais que algumas fatias na hora do jantar. "Muitas têm o serviço, inclusive, de delivery, que já leva a garrafa com a pizza."

Leia a reportagem completa na edição n; 427 da Revista do Correio.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação