Publicidade

Estado de Minas CASA

Banheiros de personalidade

Com o objetivo de tornar o cômodo menos impessoal, arquitetos apostam no uso de metais e cores


postado em 11/08/2013 08:00 / atualizado em 08/08/2013 19:56

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

O canto mais íntimo da casa deixou de ser o mais simples já faz algum tempo. Com a criação do chamado lavabo, o banheiro de visita, ele ganhou mais personalidade e se tornou importante quando o assunto é arquitetura e decoração. Entre as novidades, nota-se a presença de mais cor e modernidade nos detalhes, como os metais das pias e do sanitário. Os chuveiros também ganharam ar moderno e design minimalista.

Bege, branco e tons neutros costumavam ser os mais adotados na decoração de lavabos e banheiros, mas não é uma regra hoje em dia. "Para mim, o banheiro é um lugar que tem de ter a cara do morador, também é um espaço para decorar, ousar e abusar das cores", afirma o arquiteto Gerson Dutra. Na última Casa Cor paulista, em junho passado, Gerson apostou na cor vermelha e no ar vintage para a sala de banho.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)


O arquiteto ressalta que a palheta traz distinção ao cômodo e, ao mesmo tempo, é uma forma de terapia. "Gosto dessa mistura de cores neutras e fortes no banheiro. Ele não precisa ser frio, a cor traz o aconchego", afirma. No entanto, Gerson ressalta que é preciso tomar cuidado ao copiar os ambientes dos salões de arquitetura. "Eles são como desfiles de alta-costura — cada arquiteto e interessado deve pegar as referências mais relevantes para o seu projeto e que tenham a ver com a personalidade do morador", diz.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)


O acabamento fica por conta dos metais e da cerâmica, cada vez mais geométricos e sofisticados — caso dos chuveiros, que, nessa coleção, vieram totalmente clean. Quem gosta da cor, mas não quer arriscar tanto, pode optar por cubas coloridas — elas garantem um toque descontraído. As banheiras estão de volta ao cômodo. "Além de trazer um ar vintage e charmoso ao banheiro, garantem o relaxamento certo", afirma Gerson Dutra.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade