Revista

Brasileiríssima à mesa

Reconhecida mundialmente como uma iguaria brasileira, a cachaça combina com a entrada, o prato principal e a sobremesa

postado em 08/09/2013 08:00

A mais brasileira das bebidas, a cachaça, comemora o seu dia esta semana. E, para dar mais motivo à celebração, a data cai justo na sexta-feira (13), que, por si só, já é momento de festejar. Os números mostram o tamanho da importância que a branquinha tem para o país. Por ano, é produzido 1,2 bilhão de litros de cachaça. Com essa quantidade, seria impossível não vê-la à mesa acompanhando as refeições.

Jairo Martins, criador do site O Cachacista e membro honorário do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), é um dos pioneiros no Brasil no estudo sobre a harmonização de cachaça. Desde a entrada até a sobremesa, ele garante que a iguaria é capaz, assim como o vinho, de transformar a experiência gastronômica. "Harmonizar com a cachaça é simples porque ela tem sabor mais marcante que os outros destilados. No Brasil, temos diversas madeiras que são usadas para envelhecer a bebida e isso garante mais sabores", explica.

A cachaça, inclusive, pode acompanhar pratos diferentes e permitir sensações distintas. Jairo dá, como exemplo, a cachaça branca. Mais ácida, ela acompanha bem o torresmo, diminuindo o impacto da gordura. A mesma bebida resfriada é uma boa pedida com o prato principal. "Já a cachaça envelhecida na madeira amburana harmoniza bem com sobremesas como petit gâteau ou mesmo um bolo de rolo", completa.

Wellington Martinez, proprietário do Pampulha Gastronomia e Eventos, é mineiro de Serro e conhece bem a relação dos que nasceram naquele estado com a cachaça. "Em Minas Gerais, a tradição faz com que ela seja servida acompanhando tudo: pão de queijo, linguiça, até frutas", garante. Para ele, a vantagem da cachaça é sua maior versatilidade em relação a outros destilados. "Se você tem um produto de boa qualidade, ele vai combinar com tudo que você servir."

Reconhecida mundialmente como uma iguaria brasileira, a cachaça combina com a entrada, o prato principal e a sobremesa

Ingredientes da linguiça
500g de linguiça apimentada
500ml de cachaça Pampulha

Modo de preparar
Corte a linguiça. Frite os pedaços em óleo bem quente. Flambe a linguiça na cachaça Pampulha.

Ingredientes da mandioca
200g de mandioca

Modo de preparo
Cozinhe a mandioca. Frite-a em seguida e sirva.

Tempo de preparo: 30min
Rendimento: 1 porção para 2 pessoas

Serviço
Pampulha Gastronomia e Eventos
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul,
trecho 2, conjunto 72
Telefone: 3225-1182/1183
Leia na edição impressa a íntegra da matéria e a receita da Costelinha de porco com torresmo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação