Se tinha algo que eu detestava ouvir dos meus pais era "cozinha não é lugar de criança". Afinal, desde muito novo, esse sempre foi o ambiente de que mais gostei da casa. Chego ao ponto de jantar de pé, no meio dela, indo e voltando da geladeira para o fogão. E, quando moleque, adorava fazer misturas que envolviam leite, achocolatado, frutas e farinha láctea. Nem tudo saía bom, mas era muito divertido estar ali e ter alguém da minha família provando o que fiz. Para mim, a cozinha é onde os parentes se integram.
Cozinhar o alimento é tão importante quanto comê-lo. Esse primeiro momento é quando o carinho de fazer algo para quem se ama é mais evidente. Até ter filhos, a escritora, contadora de histórias e professora de literatura infantil Cristina Villaça não conhecia seu lado cozinheira. "Meu talento se desenvolveu com a necessidade. Quando engravidei, comecei a pesquisar mais sobre alimentação natural e vi que o alimento era parte da existência. E era eu quem tinha de fazer", lembra.
Sendo assim, sempre fez com que os filhos, Carolina e Daniel, participassem da vida familiar na cozinha. "Ela sempre demonstrou interesse. Fazendo as tranças dos pães, minha filha viu que cozinhar é cuidar do outro. E Daniel tornou-se o provador oficial das nossas receitas." Ao visitar a filha, que hoje mora na Austrália, a escritora retomou um projeto antigo: um livro para as famílias que gostam de cozinhar juntas. Ao unir suas duas grandes paixões ; culinária e literatura ;, Cristina começou a relembrar sua história e a transformou em receitas no livro Festa de faz de conta.
Quase todas elas têm, inclusive, relação com alguma história literária, como o Cookie da Alice, panqueca do Peter Pan, brigadeiro de colher do Saci Pererê, bolinho de chuva da Tia Nastácia, Cheesecake da Chapeuzinho e Minipizza do Gepeto. As que fogem disso são baseadas na vida dos três. "Há a Torta de Limão do Irmão, que é uma receita da Carolina quando criança, que ela fez para o Daniel", lembra. A festa é de faz de conta, mas as comidas são reais, intercaladas com ilustrações feitas pela própria Cristina.
Ingredientes
2 pacotes de biscoito de maisena
5 colheres de sopa (generosas) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
300g de cream cheese em temperatura ambiente
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher de chá de essência de baunilha
Suco de 1/2 limão
1 xícara de creme de leite fresco gelado
Geleia
2 caixas de morangos frescos
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de água
Modo de fazer
A massa
Quebre os biscoitos em pedaços miudinhos dentro da jarra do liquidificador e bata rapidamente até virar farofa. Se necessário, desligue o liquidificador de vez em quando e, com a ajuda de uma colher, solte os pedaços de biscoitos que ficam presos no fundo da jarra e volte a bater até triturar tudo por igual.
Despeje a farofa de biscoito na forma, acrescente a manteiga e misture com as mãos até a ela ser completamente absorvida e a farofa ficar úmida e maleável.
Usando os dedos e a palma das mãos comece a distribuir a farofa úmida, preenchendo toda a base da forma. Dê tapinhas leves para que a superfície fique lisa e cubra toda a base por igual. Não precisa cobrir todas as paredes da forma, mas deixe a massa um pouquinho mais alta ao redor dos cantos, isso vai ajudar a sustentar sua cheesecake depois de desenformada.
Coloque a forma com a massa na geladeira e deixe gelando enquanto você prepara o creme.
O creme
Em uma tigela, junte o cream cheese com o açúcar de confeiteiro peneirado. É fundamental usar o cream cheese em temperatura ambiente, ou seja, bem molinho para que a mistura fique mais cremosa. Use a batedeira em velocidade média e bata até que todo o açúcar se dissolva. Acrescente a essência de baunilha e o suco de limão e continue batendo para obter um creme leve e homogêneo. Reserve.
Em outra tigela coloque o creme de leite fresco gelado e bata com a batedeira em velocidade média. Depois de poucos minutos, o creme de leite cresce e fica parecendo uma nuvem cremosa e aerada.
Acrescente a nuvem de creme de leite à mistura de cream cheese e, usando uma espátula, misture delicadamente para a nuvem não perder sua leveza.
Retire a forma da geladeira e despeje o creme por cima da massa, espalhando com a espátula para ficar lisinho.
Leve a torta para a geladeira para firmar por no mínimo 3 horas.
Geleia
Em uma panela, misture os morangos picados e as 4 colheres de sopa de açúcar. Leve ao fogo baixo e acrescente a água, misturando com uma colher de pau. Deixe ferver, cozinhe por 5 a 8 minutos até o açúcar derreter completamente e os morangos começarem a amolecer. Desligue o fogo e deixe a geleia esfriar.
Se estiver usando forma de fundo removível, retire a torta da geladeira após as 3 horas indicadas, desenforme com cuidado e transfira para um prato.
Decore a torta com a geleia de morango (que deve estar completamente fria) cobrindo o creme branco com a ajuda de uma colher.
Rendimento: de 8 a 10 fatias
Tempo de preparo: 3 horas
Serviço
Minha festa de faz de conta
Editora Escrita Fina
88 páginas
Leia a íntegra da matéria e a receita do Cookie da Alice (com pedacinhos de chocolate) na edição impressa