Rio de Janeiro ; O Fashion Rio encerrou, na semana passada, o calendário oficial da moda brasileira do ano com alguns repetecos de tendências e outras boas novidades para a temporada de inverno. Os ombros arredondados e as saias mídi, na altura das canelas, ganharam uma segunda chance de virar hit ; pelo menos foram apostas de grande parte dos estilistas. Na cartela de cores, não houve muita unanimidade. O branco da cabeça aos pés, que já havia aparecido como promessa no inverno passado, foi a única cor que se repetiu ao longo das apresentações na passarela carioca, que trouxe desde tons mais frios até os quentes, como o terracota.
De novidade, a combinação de minissaia com blusão, em estilo bem despojado e que dá cara nova à peça preferida de muitas mulheres. A estampa floral também vai além da primavera e ganha jeito invernal em preto e branco, na 2nd Floor, e em peças quentinhas, de couro, na coleção de Patrícia Viera.
Mas a tendência mesmo, confirmando o que a semana de moda paulistana já havia anunciado antes, é o moletom com cara de noite: em couro, bordado em pedraria, em veludo brilhante ou com recortes metalizados. A peça sai do sofá de casa e ganha a rua com status de importante.
Maxitricôs, vestidos de caimento longe do corpo e casacos de lã com cara de bordados pela avó também se repetiram, antecipando um inverno confortável e com um ar um tanto quanto largado, com jeito de roupa para ficar em casa. Confira as 10 tendências que marcaram a semana de moda carioca quando o frio chegar.
1. A reinvenção: o moletom Se há uma unanimidade em tendência para o próximo inverno, é a de que os moletons vão sair da gaveta das roupas de ficar em casa e passar a dividir espaço com tricôs e jaquetas de luxo no closet de inverno. E com a mesma elegância. Os moletons ganharam, nos desfiles da temporada, toques deluxe suficientes para fazê-los subir de status. Desfilaram versões em materiais nobres, como couro, na coleção de Patrícia Vieira, recobertos em vinil metalizado, na Coca-Cola Jeans, com mix de materiais ; como seda ou tricô ; ou trabalhado com bordados, como na Oh, Boy. Combinados a minissaias e acessórios marcantes, eles não devem fazer feio em um evento noturno.
2. A peça: macacão
A tendência não é exatamente uma grande novidade, mas também nunca foi queridinha entre as mulheres, provavelmente pela dificuldade de equilibrar o caimento da peça às curvas do corpo. Só que agora os estilistas decidiram apostar de vez no macacão e desafiar o senso de moda comum. Apareceram versões festivas bordadas em canutilhos dourados, no inverno de Victor Dzenk, estampadas, na Sacada, além de tipos repaginados das jardineiras, na Oh, Boy, em couro colorido. Anote: o macacão promete pegar de vez como peça prática para os dias de frio. E tem para todos os estilos, dos mais clássicos aos modernos.
3. A estampa: floral
s flores atravessam primavera, verão, outono e chegam ao inverno 2014 ainda com fôlego. A estampa apareceu em vários desfiles. A novidade fica por conta das tonalidades, que dão cara invernal à padronagem. A 2nd Floor trouxe uma versão em negativo, preta e branca, às vezes ganhando tons de verde e vermelho. As de Patrícia Vieira tingiram bons conjuntinhos de couro em tonalidades frias, como o verde e o berinjela.
A repórter viajou a convite da organização do evento.
Leia a reportagem completa na edição n; 444 da Revista do Correio.