Revista

Cozinha de homem

Blogueiro ensina receitas rápidas e descomplicadas para gourmet nenhum pôr defeito. E ainda deixa a lição: nada de desperdício

postado em 26/01/2014 08:00
Blogueiro ensina receitas rápidas e descomplicadas para gourmet nenhum pôr defeito. E ainda deixa a lição: nada de desperdício
Depois de um churrasco no sábado, muita carne havia sobrado na casa do chef, fotógrafo e ilustrador Ricardo Toscani. Acostumado a cozinhar para um batalhão, mesmo quando só duas pessoas vão jantar ; herança da criação com o pai, que foi cozinheiro no Exército e sempre fez comida para muita gente ;, ele resolveu que o domingo merecia uma nova reunião e chamou os amigos novamente, dessa vez para um arroz carreteiro conhecido como carrasco, aquele feito com churrasco.

Afinal, na vida de um pai, que também é dono de casa, desperdício é uma palavra feia. Assim, o excesso vem na quantidade de comida, mas também no cuidado com que ela é feita. "Sempre estive envolvido com a cozinha, mas só quando minha filha nasceu, em 2009, é que ela começou a fazer parte mesmo da minha vida." Com isso, veio também a ideia de um blog, o Culinária Tosca, que combina seu apelido em São Paulo, onde vive (Tosca vem de Toscani), bem como com sua verve para uma gastronomia rápida, de quem tem de fazer o jantar e, ao mesmo tempo, ajudar a mulher com a filha e cuidar da casa.

"Não tenho muito método de cozinha, e só quero saber de preparar pratos que não obriguem você a ficar horas cozinhando. Forço meu aprendizado com o dia a dia, como quando vou ao mercado e converso com os donos e as donas de casa." Assim, ele vai montando as receitas com retalhos: ouvindo dali, experimentando acolá. Desde que decidiu tomar as rédeas das panelas de casa, ganhou uma forte aliada: a sogra.

Quando a sogra os visita, sempre leva uma panela nova para Ricardo. "Quando ela me vê fazendo isso pela família, fica feliz. Tanto que é dela a receita da primeira geleia feita por mim." As geleias, aliás, se tornaram a maior vitrine do trabalho dele. Vendidas não só de bicicleta, pelos bairros de São Paulo, mas nos eventos que cobre como fotógrafo, elas são o exemplo de como sua culinária não é nada tosca.

Geleia de pimenta
Ingredientes
6 pimentas dedo de moça, sem sementes e picadas
2 xícaras de água (400ml)
Suco de 2 limões
2 xícaras de açúcar (400g).

Modo de preparar
Corte as pimentas em pedaços pequenos e coloque-os no liquidificador ou em um mixer com o suco dos dois limões. Complete com a água e bata. Ao misturar, pare de bater, ponha o açúcar e bata novamente. Leve ao fogo médio por 20 minutos ou até ela adquirir a consistência de geleia. Se, durante o cozimento, ela levantar muita fervura, baixe o fogo e espere a fervura diminuir para aumentar novamente.

Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 1 porção

Leia a reportagem completa na edição n; 454 da Revista.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação