Luis Rafael Feitosa Campos
postado em 13/04/2014 08:00
Quando pensava em licores, sempre imaginava aqueles pequenos cálices cheios de um líquido cremoso que serviria para abrir o apetite ou mesmo para fechar a refeição. Foi Pablo Moya, embaixador do licor Amarula no Brasil, quem me explicou que a bebida traz bem mais possibilidades. %u201CO licor pode ser consumido sozinho on the rocks, pode ser o ingrediente principal do coquetel, inclusive descartando outras bases alcoólicas. Todas as marcas famosas hoje têm um cardápio de coquetéis com o produto para ser implementado no on trade %u2014 bares, restaurantes, casas noturnas %u2014 e também uma linha easy to make para o consumidor conseguir preparar em casa%u201D, afirma. Não é à toa que as vendas do segmento no Brasil atingem em torno de 7 milhões de litros por ano.
Mesmo que a hamonização seja um processo mais complicado, já que há uma variação extensa de sabores, isso garante uma versatilidade à bebida, estimulando a criatividade de chefs e barmen. %u201CÉ possível produzir um coquetel que tenha notas doces, cítricas ou amargas (ou ambas), e que harmonize por aproximação. Isto é, com ingredientes semelhantes, que complementem o prato, ou, por oposição, formando uma nova percepção.%u201D Essa característica, inclusive, fez com que o embaixador criasse um drinque especialmente para a Páscoa, receita que você confere na coluna de hoje.
Pablo afirma que é preciso, em primeiro lugar, ficar atento à qualidade da bebida, bem como saber qual a finalidade do consumo. %u201CObserve se não existem sedimentações, fique atento à data de validade e ao ambiente onde ela está sendo comercializada. Se tiverem grandes alterações de temperatura, umidade e luz, pode ser que a vida do licor seja um pouco mais curta.%u201D
Quando ele fala em finalidade de consumo, aponta que os licores também servem para fazer sobremesas, receitas com café e, claro, o seu uso na alta gastronomia. %u201CO segredo de tudo é balancear as dosagens.%u201D No caso da especialidade do embaixador, a criação de drinques, ele costuma se valer da bebida como base alcoólica ao mesmo tempo em que quer demonstrar como ela exalta os ingredientes usados nos coquetéis.
%u201CMuita gente não sabe que um coquetel com licor cremoso pode ter notas cítricas, como, por exemplo, gotas de limão siciliano, sem alterar a estrutura molecular, uma complexidade com a utilização do gengibre ou pode ser emulsificado e criar uma espuma estável com a utilização do café.%u201D Para ele, a personalidade dos licores torna mais simples a manutenção do sabor. Assim, antes, durante ou depois das refeições, ou mesmo acompanhando a balada, a bebida vem criando novas tradições.
Shake de Amarula:
quatro tipos
1. Amarula Shake Crocante
» 60ml de licor de marula
» 2 bolas de sorvete crocante
» 4 cubos de gelo
» 1 colher rasa de Ovomaltine
» Chantili
» Cobertura de chocolate
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata o licor, o sorvete, os cubos de gelo e o Ovomaltine até homogeneizar. Sirva em taça catalina, decore com chantili e polvilhe Ovomaltine.
2. Amarula Passion Fruit
» 60ml de licor de marula
» 2 bolas de sorvete de creme
» 4 cubos de gelo
» 30ml de néctar de maracujá
» Chantili
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata
o licor, o sorvete, os cubos de gelo e o néctar de maracujá até homogeneizar. Sirva em taça
catalina e decore com chantili e poupa de maracujá.
3. Amarula frutas vermelhas
» 60ml de licor de marula
» 2 bolas de sorvete de creme
» 4 cubos de gelo
» 30ml de purê de frutas vermelhas (morango, framboesas e amoras)
» Chantili
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata o licor, o sorvete, os cubos de gelo e o purê de frutas vermelhas até homogeneizar. Sirva em taça catalina e decore com chantili e purê de frutas vermelhas.
4. Amarula Hazelnut
» 60ml de licor de marula
» 2 bolas de sorvete de creme
» 4 cubos de gelo
» 20ml de licor de avelã
» 20g de castanha de caju
» Chantili
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata o licor, o sorvete, os cubos de gelo, o licor de avelã e as castanhas até homogeneizar. Sirva em taça catalina e decore com chantili e castanhas trituradas.
Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 1 porção de cada
Amarula Portoluna
Ingredientes
» 60ml de licor de marula
» 30ml de vinho do porto
» 30ml de café espresso
» Chantili
» Gotas de redução de aceto balsâmico com chocolate
Modo de preparo
Em uma taça hot drink, despeje o licor, o vinho do porto e o café espresso quente. Mexa suavemente. Adicione chantili e gotas da redução do aceto balsâmico com chocolate.
Tempo de preparo: 2 minutos
Rendimento: 1 porção
Amarula Páscoa
Ingredientes
» 75ml de licor de marula
» 25ml de xarope de orzata (um tipo de refrigerante)
» 2 gotas de bitter (raspas) de chocolate
» Cacau em pó
» Blossoms (espécie de bombom) de caramelo e chocolate
» Folhas de hortelã
Modo de preparo
Cruste a borda do copo com o cacau em pó. Em uma coqueteleira, despeje seis cubos de gelo, adicione o licor, o xarope de orzata e o bitter de chocolate. Bata por cinco segundos. Sirva após dupla coagem com três cubos de gelo. Para acompanhar, posicione os blossoms de caramelo e chocolate em um pequeno pote com as folhas de hortelã.
Tempo de preparo: 1 minuto.
Rendimento: 1 porção.