Publicidade

Estado de Minas BELEZA

Naturalmente belas

A maquiagem de verão, apresentada nas passarelas da São Paulo Fashion Week, é leve, fresca e facilmente aplicável à vida real, até por aquelas que não têm muita habilidade com os pincéis


postado em 20/04/2014 08:00 / atualizado em 18/04/2014 18:40

São Paulo — Vai parecer redundante, mas a beleza do verão é leve, natural, fresca. A temporada verão 2015 da São Paulo Fashion Week trouxe looks práticos, prontos para serem aplicados na vida real, o que vai facilitar a vida das menos iniciadas quando o assunto é automaquiagem. A pele é bastante hidratada, com cara de bem-cuidada — BB creams e hidratantes coloridos reinaram absolutos nos backstages —, os olhos são limpos, às vezes com um leve fundo marrom ou dourado, a boca, natural e, quando o batom aparece, é aplicado com os dedos, num efeito borradinho. A leveza do make vale também para os cabelos: soltos, muito lisos ou ondulados.
“As maquiagens da temporada são leves e imperfeitas, com cara de que foram feitas pelas próprias modelos. Então se eu puder dar uma dica para as mulheres é: relaxe”, brincou Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C, que assinou a beleza dos desfiles de Vitorino Campos, Gloria Coelho, Pedro Lourenço, Têca, Forum e Reinaldo Lourenço. “Desestresse, perca um pouco a preocupação com a perfeição. Pare de usar tanta base e tanto pó. Pega o que você gostaria de usar e use 10% disso. É isso.”

» A repórter viajou a convite da organização do evento

(foto: Agência Fotosite)
(foto: Agência Fotosite)

Superfeminino, ele acompanha a tendência lady like que veio nas coleções de verão. O jeito moderno de usar é fazer traços mais gráficos ou coloridos, como propôs a beleza da Movimento, em riscos “flutuantes” — que não encostam na linha dos cílios — ou mais retos, sem tanta preocupação com o traçado engatinhado. Na Gloria Coelho (foto), ele apareceu em uma linha fina e bem reta, que encontrava a linha do cabelo das modelos e que Fabiana Gomes, da M.A.C, chamou de “delineador infinito”. Clássico repaginado.

(foto: Agência Fotosite)
(foto: Agência Fotosite)

Qualquer tom, de qualquer tipo, fosco ou metálico, na sombra ou no delineador. Mas, para sombra colorida, Fabiana Gomes explica, agora o moderno é usar uma única cor, passada meio de qualquer jeito, e ignorar aquela regrinha das três cores: escura no côncavo, clara no canto interno e média na pálpebra. Na Movimento (foto), a cor apareceu em um delineador gráfico grosso.

Sobrancelhas power
A musa da temporada quando o assunto é sobrancelhas ainda é a modelo Cara Delevigne. As sobrancelhas fortes continuam em alta. Em alguns desfiles, elas foram reforçadas com sombra ou gel específicos, como no da Colcci, assinado por Marcos Costa, maquiador da Natura. Em outros, foram despenteadas para criar um efeito mais impactante e despretensioso. “Ela é farta, reta, quase anulando o arco mesmo”, resume Fabiana Gomes.

Batidinhas
Os batons vibrantes — corais, pinks, laranjas — apareceram em poucas passarelas. Ronaldo Fraga veio com o laranja; Samuel Cirnansck apostou em um vinho invernal. Mas a boca da vez é um pouco mais discreta. Os batons, mesmo os mais chamativos, vêm aplicados com leves batidinhas de dedo, nada de pincel ou de passar o produto direto nos lábios. O tal do “bold lip” é secundário nos dias quentes. A ideia é que o efeito seja natural, como se a sua boca fosse corada naturalmente.

(foto: Agência Fotosite)
(foto: Agência Fotosite)

Dourado, marrom, bronze. As cores do verão são quentes como a estação. Os terrosos apareceram nas passarelas da Água de Coco, da Colcci, da Triton (foto), com o dourado usado como iluminador no canto interno dos olhos, na Animale e na beleza de Pedro Lourenço. A paleta vale também para a pele, bastante iluminada e bronzeada. Outra tendência forte para os olhos, que já vinha dando as caras desde a temporada internacional e que se confirmou na SPFW, é o brilho. E, segundo Fabiana Gomes, serve de qualquer tipo: nas sombras metálicas, no glitter usado sozinho sobre a pálpebra toda ou até no brilho molhado, que apareceu no desfile da Cavalera. “Um jeito fácil e mais confortável de aplicar a ideia da sombra molhada na vida real é usar hidratante labial por cima da sombra, em vez do gloss, que a gente usa na passarela, mas que fica pegajoso”, ensina.

(foto: Agência Fotosite)
(foto: Agência Fotosite)

Teve quem torceu o nariz, teve quem comemorou. O Snob, batom rosa pálido da M.A.C. que virou hit, esgotou das lojas, foi copiado à exaustão e depois acabou estigmatizado, voltou. Ele primeiro deu as caras na passarela da Tufi Duek e depois reapareceu na beleza de Pedro Lourenço (foto). A diferença é a forma de aplicar: com os dedos, dando leves batidinhas na boca. Nada de sair com a boca esbranquiçada na rua. “Engraçado isso, porque a gente achava que os tons rosados e de lavanda na boca não voltariam tão cedo. Mas eles pularam uma temporada e agora estão em alta de novo”, diz Fabiana Gomes. Bom para quem está com o batom encostado na gaveta.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade