Além das cores, a cozinha idealizada por Fabrício Cardoso, conta com muitas luzes. As caixas de palhas servem como organizadores e dão uma estética mais contemporânea.
Como espaço é um artigo raro nas grandes cidades, os arquitetos buscam soluções criativas para apartamentos. A inovação mais recente diz respeito às cozinhas. Projetá-las em formato de corredor é uma tendência que veio para ficar. A pergunta é: como aproveitar melhor esse cômodo?
Primeiro, aposte em móveis versáteis. Uma bancada retrátil, que serve como aparador, pode virar facilmente uma mesa para refeições. Basta adicionar algumas cadeiras (dobráveis de preferência), estender uma bela toalha e dispor os pratos e talheres. Segundo, escolha eletrodomésticos multifuncionais ; processadores, por exemplo, podem ter várias funções.
Para dar um toque de charme, aposte em objetos descontraídos. "Em geral, em dimensões reduzidas, sempre indicamos o uso de cores claras, numa tentativa de ampliar o ambiente. No piso, convém usar tons claros, mas não brancos, para que a sujeira não fique sempre em evidência", explica o arquiteto Fabrício Cardoso. As cores fortes devem ser reservadas para detalhes, mas tudo depende do gosto e da ousadia do morador. Experimente destacar objetos isolados. Por exemplo, uma geladeira ou um forno em tons vibrantes.
A cozinha requer um cuidado adicional com a iluminação. A luz branca, ou de led, é a mais indicada para esse cômodo, que é o verdadeiro coração da casa. "Ele tem que ser bem iluminado, de dia ou à noite. O objetivo é reproduzir com fidelidade as cores dos alimentos", afirma o arquiteto Hélio Albuquerque. A correta disposição das lâmpadas (diretas ou indiretas) também interfere na sensação de amplitude. Portanto, não subestime esse aspecto e considere, inclusive, a possibilidade de adicionar pontos de luz dentro de armários.
Em alguns apartamentos, a cozinha se comunica com a área de serviço ou com a sala. Nesses casos, os vidros e os espelhos são velhos aliados. Use-os para ampliar o espaço. Além disso, o resultado costuma transmitir modernidade. Mas, atenção, não deixe que suas roupas fiquem com cheiro de fritura e afins. Para tanto, invista em uma coifa ou em um depurador de ar para fogão.
Por fim, cozinhas estilo corredor devem ter os armários feitos sob medida. Além de obter um aproveitamento ótimo do espaço, eles duram mais e deixam o ambiente com um toque de beleza. Aqui, a praticidade fala mais alto. É importante deixar pelo menos algum espaço livre, para não dar a sensação de "ambiente cheio".
Cozinha com tons sóbrios e detalhes amarelos, desenhada para otimizar o espaço. Projeto de Hélio Albuquerque e Sônia Peres.
O projeto da arquiteta Marcela Madureira propõe um contraste com a base branca que compõe o apartamento. O tom azul vibrante foi usado para dar vida ao ambiente.