Pense em saias longas, vestidos esvoaçantes, tricôs, batas, estampas florais, jeans de cintura alta. Coroas de flores, franjas, pulseiras de madeira, botinhas e acessórios de couro. O boho ; uma abreviação para bohemian ; é, na verdade, um patchwork de muitos outros estilos. Um pouco dos anos 1970, do étnico, do rock, do romântico e do folk compõe o visual despojado, que é a cara da estação fria.
O estilo riponga vem ganhando adeptos desde o início dos anos 2000, depois que celebridades como Nicole Richie e as gêmeas Ashley e Mary-Kate Olsen fizeram do boho largadinho assinatura de estilo, mas vem se espalhando pelos festivais de música mundo afora entre as moderninhas. Agora, pulou da lista das mais bem-vestidas nos shows de música alternativa para as vitrines de inverno. É hora de tirar rasteiras, camurças e acessórios artesanais do guarda-roupa e vestir-se nos tons e nas estampas bucólicas que colorem o frio.
Produção: Bianca Assunção // Fotos: Zuleika de Souza/CB/D.A.Press // Agradecimento: Museu Vivo da Memória Candanga // Cabide de gatinho: Verdemanga (acervo)