Publicidade

Estado de Minas ENCONTRO COM O CHEF

O ingrediente sonoro

Um casal americano aposta numa combinação sempre saborosa: gastronomia e música. Aliás, os pratos sugeridos por eles harmonizam bem com sons brasileiros


postado em 13/07/2014 08:00 / atualizado em 11/07/2014 16:21

Em um desses sábados de julho, acordei disposto. Eram 9h e eu já tinha dado uma geral na casa, as roupas lavavam na máquina e até o guarda-roupas ganhou uma cara nova. Foi quando pensei: por que não usar esse dia de folga para cozinhar? Ingredientes comprados, pus o álbum das meninas norte-americanas do Haim e, em pouco mais de uma hora (que deve ter parecido mais aos ouvidos dos meus vizinhos), voilà, eu tinha um risoto de lombo canadense pronto.

Música é um dos meus combustíveis e fones de ouvidos, uma extensão de mim mesmo. No caminho de casa para o trabalho, a pé, são comuns os olhares tortos das babás que levam as crianças para tomar sol: quem é este cara cantando sozinho tão cedo da manhã? Mas é que funciono mesmo à base de música. E qual não foi minha surpresa ao conhecer o site Turntable Kitchen.

A ideia é tão simples que você fica se perguntando por que não pensou naquilo antes: nele, o casal Kasey Fleisher e Matthew Hickey liga comida e música, dando receitas que não só precisam de bons ingredientes, mas também de um bom som. "Para nós, uma refeição perfeita é muito mais do que o consumo de alimentos. É sobre a criação de uma experiência que apela a todos os seus sentidos. Acreditamos que a trilha sonora para a refeição é um elemento importante da experiência", disse Kasey em entrevista à coluna.


Empanadas de carne bovina
Para acompanhar: Gil e Jorge (1975), de Jorge Ben e Gilberto Gil

Para a massa
2 e 1/4 de xícaras de farinha
1 e 1/2 colher de chá de sal
1 stick de manteiga sem sal fria, cortada em cubos
1 ovo grande
1/3 de xícara de água gelada
1 colher de sopa de vinagre branco destilado

Para o recheio
1/2 quilo de carne moída magra
1 colher de sopa de páprica defumada
1 colher de sopa de cominho em pó
1/2 pimenta-de-sino vermelha, sem sementes e cortadas em cubos
1 colher de sopa de salsa picada finamente
1/2 cebola grande bem picadinha
1 colher de sopa de alcaparras, finamente picada
Azeite de oliva a gosto
1 ovo cozido picado
1 xícara tomates enlatados picados em cubo
Sal e pimenta a gosto
1 ovo, levemente batido com um garfo, para pincelar

Modo de fazer
Peneire a farinha com o sal em uma tigela grande. Use um misturador de massa para trabalhar na manteiga até que a mistura esteja com a textura da farinha grossa e tenha apenas alguns pequenos caroços de manteiga. Você também pode fazer isso com os dedos, esfregando a manteiga na farinha.

Em uma pequena tigela, bata o ovo, a água e o vinagre em conjunto com um garfo. Mexa na mistura seca até que tudo fico incorporado.

Farinhe suas mãos e molde a massa em forma de uma bola. Coloque-a sobre uma superfície levemente enfarinhada e use a mão para amassá-la suavemente algumas vezes antes de formar uma bola achatada. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por uma hora.

Para fazer o recheio, aqueça cerca de duas colheres de sopa de azeite em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione a cebola e cozinhe por cerca de cinco minutos (até que ela começa a amolecer). Adicione a pimenta e continue cozinhando por mais cinco minutos ou menos. Ajuste o calor para não queimar a cebola. Em seguida, adicione os tomates em cubos com seus sucos e deixe cozinhar por alguns minutos.

Acrescente a carne, cortando-a com os dedos. Misture os temperos, as alcaparras e a salsa. Tempere com sal e pimenta a gosto. Cozinhe até a carne dourar. Agite de vez em quando para a carne cozinhar de forma uniforme. Junte o ovo e ponha em fogo baixo.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Retire a massa da geladeira e estenda até que ela tenha cerca de 1/4 de polegada de espessura. Corte em forma de círculos redondos de cerca de 4 polegadas. Coloque 1 a 2 colheres de sopa de recheio no centro e dobre o círculo em uma meia lua. Use mais ou menos recheio, dependendo do tamanho dos círculos. Aperte e dobre as bordas para selá-las e coloque a empanada formado em uma assadeira preparada. Continue a fazer isso com o restante da massa e recheio.

Uma vez que você formou todas as suas empanadas, pincele com o ovo. Asse as empanadas por aproximadamente 25 minutos (até dourar). Você pode congelar as empanadas. Elas vão durar por vários dias.

Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 1h30

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade