Revista

Em busca do gatinho perfeito

Indústria de cosméticos investe para tornar o delineador mais "amigo" das mulheres. Fórmulas e design novos facilitam a aplicação

postado em 03/08/2014 08:00

Nos últimos anos, com o boom que o mercado de beleza protagonizou no Brasil, ficou claro o quanto mulheres e maquiagem estão mais íntimas. As bases ganharam diferentes texturas; as sombras, várias tonalidades e acabamentos; e os batons se multiplicaram em uma infinita cartela de cores. Só uma coisa parece ainda não ter ganhado a confiança feminina. Queridinho pela capacidade de levantar o mais murcho dos olhares, o delineador ainda escorrega, mancha, desobedece, leva a culpa pelo atraso e, depois de muita luta, acaba encostado nas nécessaires.

"Não tenho dúvida de que a maior dificuldade da mulherada ainda é a aplicação do delineador", confirma Carolina De Marchi, maquiadora e professora de cursos de automaquiagem e profissionalizantes. A culpa, ela diz, é um pouco da pigmentação, um pouco da formulação do produto ; quando ele é líquido, por exemplo. "Como ele é muito preto, se você não faz certinho, qualquer erro fica visível. O pior é o normal, o líquido que vem em um potinho. Porque geralmente sai uma quantidade muito grande no pincel, e aí fica mais difícil", diz a especialista.

A notícia boa é que as marcas têm colocado no mercado modelos mais amigáveis para as iniciantes, prometendo aplicação mais fácil. Os produtos em gel, por exemplo, com fórmula mais densa e, portanto, mais fácil de controlar, já viraram febre há alguns anos. Depois, foi a vez da caneta: quase como aquela hidrocor, com a qual aprendemos a lidar na escola, só que para ser aplicada no olho. Recentemente, prometendo acabar de vez com o mistério do delineador, a Benefit lançou um produto que une formulação em gel e formato em caneta, além da ponta chanfrada, que tem a função de fazer o gatinho perfeito virar tarefa para crianças. A coisa é tão séria que a empresa investiu cinco anos no desenvolvimento do produto. "Pela minha experiência, a canetinha é o formato com o qual as mulheres têm mais facilidade e, por isso, é o que eu costumo indicar para minhas alunas. Mas é preciso ficar atenta à ponta: as muito rígidas são mais difíceis, porque não acompanham o formato do olho. É melhor começar com as de ponta macia", ensina Carolina.

Com o produto certo, acertar o traço fica mais fácil. Mas alguns truques ajudam. "Se for usar um produto líquido, tem que tirar bem o excesso do pincel na borda do potinho", explica a maquiadora. "Depois, é legal dar uma puxadinha leve na pálpebra para fazer o traço, principalmente as que são mais enrugadinhas", continua a expert. E, se o objetivo é alcançar o gatinho perfeito, dos anos 1960, vale mais uma dica. "Não acompanhe o desenho do olho. Como ele é redondo, ele sobe e depois dá uma caída do meio para fora. Se fizer o traço acompanhando o olho, o traço fica caidinho. O ideal é acompanhar o desenho até um pouco mais da metade do olho e depois já subir com o pincel."

Mas, se ainda assim não der certo, não precisa declarar guerra de vez com o pobre delineador. "O traço certinho é muito mais treino do que técnica. Tem que treinar bastante. Até lá, você pode usar uma sombra molhada no lugar do delineador. Assim como o delineador em gel antes de secar, se sair tudo errado, dá para dar uma esfumadinha e criar outro efeito legal", ensina Carolina.

Indústria de cosméticos investe para tornar o delineador mais

Indústria de cosméticos investe para tornar o delineador mais

Indústria de cosméticos investe para tornar o delineador mais

Veja mais produtos na edição impressa.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação