Jornal Correio Braziliense

Revista

Hábito saboroso

Tomar aquele cafezinho no meio da tarde é um delicioso costume mantido por muitos. E, se ele vem acompanhado de algo para beliscar, melhor ainda

Entre os hábitos da minha mãe está o de tomar, todas as tardes, um cafezinho com a minha avó. Passado no coador de pano, com cheiro que invade a casa inteira, ele vem sempre acompanhado de um bolo salgado ; que, no Piauí, chamamos de rosca ; ou mesmo um doce. O importante é que exista a combinação dos dois: a bebida adorada e algo para beliscar.

O ato de tomar café é algo tão automático que a maioria das pessoas nem se dá conta da arte que é acompanhá-lo de um pratinho leve. Mas, se pensarmos na diferença de sabor entre um espresso e um coado, fica fácil de imaginar que cada um pode ser melhor aproveitado com lanches específicos.

A barista Stella Gross, da rede Fran;s Café, aponta a versatilidade do café como a principal razão para que ele possa ser combinado com tantos alimentos diferentes. "Podemos servi-lo com pratos doces e salgados, quentes ou frios. Ou mesmo combiná-los com um café gelado", afirma. Ela garante que o mais comum entre quem toma o café da tarde é acompanhá-lo de algo para beliscar, por isso a quantidade de opções nos cardápios.

Entre as receitas apresentadas hoje, por exemplo, o roll de canela, sugere Stella, vai bem com um café coado. "Já o muffin de frutas vermelhas cai bem com um espresso", sugere. Para quem gosta de um café com leite, a barista aconselha um pão de batata. E para quem não resiste a um capuccino, o melhor é tomá-lo com um brownie de chocolate (confesso que, para mim, o último vai bem com qualquer coisa).

Ingredientes
Para a massa
230ml de leite morno
60ml de água morna
1 colher de chá de extrato de baunilha
120g de margarina derretida
2 ovos
1 pitada de sal
120g de açúcar
650g de farinha de trigo
1 tablete e 1/2 de fermento biológico

Para o recheio
120g de margarina
240g de açúcar
4 colheres de sopa de canela em pó

Modo de preparar
Coloque a farinha de trigo, o sal, o açúcar em uma vasilha e misture bem. Acrescente os ovos, a baunilha e a margarina derretida. Dissolva o fermento no leite morno e acrescente à mistura. Adicione a água e misture tudo muito bem. Deixe a massa descansar em um lugar quente até que cresça um pouco.

Prepare o recheio: misture todos os ingredientes, abra a massa com espessura de aproximadamente 0,5cm e espalhe todo o recheio sobre a massa aberta. Enrole a massa como se fosse um rocambole e corte em rodelas de 2cm. Coloque em uma forma e leve ao forno com temperatura de 180;C por 15 a 20 minutos

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 1 porção

Ingredientes
300g de farinha de trigo
150g de açúcar
120g de chocolate branco (picado em pedaços pequenos)
1 ovo
125g de manteiga sem sal (derretida)
1 colher de chá de essência de baunilha
75g de morango (pode ser congelado)
75g de amoras (pode ser congelada)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
180ml de leite

Modo de preparar
Pré-aqueça o forno em temperatura média, aproximadamente 180;C. Em uma tigela, junte a farinha, o açúcar, o ovo, a essência de baunilha, o leite e a manteiga. Misture até ficar uma massa homogênea. Adicione o fermento. Por último, adicione, delicadamente, as frutas vermelhas e o chocolate branco picados. Coloque a massa em forminhas de papel e assadeira próprias para muffins. Asse por 25 minutos.

Tempo de preparo: 35 minutos
Rendimento: dependerá do tamanho do muffin

Leia a íntegra da matéria na edição impressa