Jornal Correio Braziliense

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Brasília pisando firme

Nem só de roupa vive o mercado fashion da capital. Sapatos criados por talentosos designers brasilienses têm conquistado todo o país

Há algum tempo, Brasília vem mostrando que tem moda de qualidade e talento de sobra. E não é só para roupas. De três anos para cá, o mercado de calçados made in Brasília cresceu e ganhou força não só entre a clientela da capital, mas Brasil afora. Como a cidade não tem tecnologia, afirmam os designers, os modelos quase sempre nascem nas mãos dos estilistas daqui e são fabricados em outras praças, com indústria calçadista poderosa. De qualquer forma, levam o nome de Brasília para todo o país. O estilo é eclético ; de tênis moderninhos a sandálias delicadas recortadas a laser ; e faz frente a qualquer fachada grifada dos shoppings da cidade. Nesta edição, a Revista mostra como calçar Brasília com muito estilo.

Fulanitas de tal
Sandália (R$ 189)

A marca dos irmãos Eunice e Kléber Pinheiro já colecionava fãs pelas feiras moderninhas da cidade há três anos, mas só há poucos meses ganhou loja própria, na 405 Norte. Pelas prateleiras, o estilo é eclético: de salto agulha, passando por tênis com jeitinho retrô e alpargatas de tecido colorido. Eunice é jornalista, mas desde a faculdade brincava de designer. "Eu cortava minhas alpargatas e, de vez em quando, bordava uns tecidos e pedia para um sapateiro fazer alguns sapatos para mim", conta. Há alguns anos, abandonou de vez o jornalismo e se reencontrou na antiga paixão. A marca começou com pegada retrô e acabou abraçando outras formas ao longo da sua história para diversificar o público, mas a base de inspiração ainda são os modelos clássicos, somando cores e acabamentos contemporâneos.

Frida sem calo
Rasteira (preço sob consulta)

Mesmo com pouco tempo de vida ; só um ano e meio desde que foi criada ;, a Frida é talvez a marca de calçados candanga mais conhecida dos moderninhos da cidade. É figurinha obrigatória nas feiras periódicas da capital e, vez ou outra, também em outras cidades pelo Brasil. Os sapatos rasteiros desenhados por Rosângela Vieira, formada em artes visuais pela Universidade de Brasília e depois especializada em moda e confecção de sapatos, são originais, supercoloridos e exclusivos: os modelos são feitos em exemplar único, em numeração randômica. "Eu gosto de uma coisa meio esquisita", define Rosângela. "Busco sempre fugir do que já existe, ainda que nos detalhes, e priorizar o conforto. A ideia é que seja sempre sem calo", brinca a proprietária da marca.



Muv Shoes
Tênis (R$ 194)
A Muv já é velha conhecida do mercado de moda brasiliense. Os sócios, Miguel Marinho, Vinicius Matteo e Gabriel Lira, criaram a marca há três anos e já contam com nove pontos de venda pelo Brasil, além de um bom histórico de participação em feiras de negócio e semanas de moda ; os tênis são comercializados na lojinha pop up da São Paulo Fashion Week durante o evento, que reúne achados modernos de diversas marcas e designers. Fora da semana de moda, a marca vende pela internet, em feiras da cidade e, agora, em um quiosque próprio, em um shopping da cidade. Passos cada vez maiores.

Pinq Industry
Bota (R$ 345)

Os sapatos da Pinq Industry são feitos, nas palavras da proprietária, Flávia Fernandes, "para mulheres com espírito livre, fora de modismos e padrões". A marca nasceu há sete anos, segundo Flávia, da necessidade que ela mesma tinha de encontrar sapatos que tivessem a ver com o estilo e o tipo físico dela. São botinhas e rasteiras de couro, camurça, enfeitadas com fivelas, pedras e tecidos. A pegada boho é inegável e a produção é 100% artesanal. "As únicas máquinas são as de costura e para cortar o solado. O restante é totalmente manual, inclusive a modelagem", conta a artesã. O produto ainda é ecofriendly: os solados são de pneu reciclado.



Miti shoes
Espadrille (R$ 199)

As sapatilhas de desenho delicado e as sandálias superfemininas da Miti Shoes, marca das sócias Natália Miti e Lilian Vilela, já faziam sucesso no mundo virtual há mais de dois anos. Mas as vendas ganharam loja própria só há pouco mais de três meses, em um espaço no Sudoeste. A iniciativa acabou por aproximar a marca das brasilienses, já que a maior parte das vendas do site eram para clientes de São Paulo ; onde os sapatos são fabricados ; e de Mato Grosso. "Elas adoraram. Muita gente reclamava que não dava para ver, não dava para experimentar etc.", comenta Miti. A coleção de verão está para ser lançada.

A modelo usa vestido Visage (R$ 699,90), hot pants Água de Coco para Raia 3 (R$ 99) e blusa de seda Visage (R$ 499).
Os brincos usados em todas das fotos são da Fulanitas de Tal (R$ 30).

Produçã: Bianca Assunção // Modelo: Verônica Araújo, da Satellite Agência de Modelos // Cabelo e maquiagem: Bruno de Oliveira, da Equipe Studio 300