Poucos penteados são tão versáteis quanto as tranças. São tantos os modelos, que elas podem funcionar para festas de gala, para o dia a dia, para crianças e adultos. Marca-registrada da atriz Blake Lively há algum tempo, agora, o visual vem sendo adotado por mais celebridades. Na semana de moda de Nova York, na semana passada, o penteado apareceu em pelo menos dois desfiles. Em ambos, de maneira bem diferente: as de DKNY, uma de cada lado, eram modernas e descontraídas, as de Marissa Webb eram de lado, seguindo um estilo chique e desleixado ao mesmo tempo. São cabelos nos quais se inspirar.
No fim do mês passado, na cerimônia do Emmy Award 2014, diversas atrizes usaram o penteado, como a jornalista Maria Menounos, que exibiu uma trança lateral do tipo espinha de peixe, e a atriz Claire Danes, que ousou mais e fez um coque baixo com a trança também espinha de peixe. Também na semana de moda de Brasília, o Capital Fashion Week, o penteado foi adotado em alguns desfiles, como no da marca Concretamente Brasília e no da estilista Marcela Gonçalves.
A cabeleireira Logia Lorêncio admite que a variedade de tranças é tanta que nem todas são simples de fazer sem ajuda. "Muita cliente reclama de braços doloridos ao tentar fazer uma trança de raiz, por exemplo", conta. Ela, no entanto, afirma que só o treinamento resolve o problema e recomenda vídeos na internet que ensinam a fazer diversas tranças que, segundo ela, também são ótimas soluções para "aquela manhã depois de dormirmos de cabelo molhado".
Tranças em dobro
Este ano, as irmãs gêmeas americanas de 6 anos Hallie e Brighton viraram hit nas redes sociais graças às tranças que a mãe, Jill Ehat, faz nos cabelos delas. Todo dia, ela posta fotos das madeixas loiras das filhas com tranças diferentes em sua conta no Instagram. Ela diz ter uma para cada dia do ano e até elabora algumas para datas especiais, como a Páscoa, quando colocou ovos pintados nos cabelos das meninas. A principal vantagem dos penteados, garante Jill, é que as crianças podem brincar do que quiserem sem os cabelos incomodarem nem as tranças se desfazerem.