A Semana de Moda de Nova York abriu a temporada de desfiles do verão 2015. A partir de agora, Londres, Milão e Paris dão continuidade aos eventos. Entre 6 e 11 de setembro, com a NYFW, tivemos uma prévia do que veremos e vestiremos daqui a alguns meses. A Revista do Correio reuniu algumas peças que apareceram em diversos desfiles diferentes, mas com semelhanças que podem já indicar tendências para o verão.
Cartela de cores
O tradicional preto e branco apareceu repetidamente nas passarelas da NYFW, mas o que chamou mais a atenção foram os tons bem claros de rosa. Jill Stuart, Jenny Packham e Nanette Lepore são algumas grifes que apostaram nisso, ainda que com três produções de estilos bem diferentes. A cor vibrante que mais se repetiu foi o amarelo, como em Diane von Furstenberg e em Naeem Khan. A popularidade do tom já estava em alta há alguns meses e parece que só vai aumentar.
Listras diagonais
É difícil listras horizontais ou verticais não aparecerem em desfiles de moda. Elas são atemporais. Desta vez, no entanto, muitas marcas usaram as diagonais, de formas discretas e também mais ousadas. No caso de DKNY, as diagonais estavam só na estampa; em Jill Stuart, na estampa e também no decote ; na diagonal contrária. Já Lela Rose misturou com listras horizontais e, como Versace, com tecidos diferentes. Son Jung Wan, mais tradicional, só incluiu as listras nos detalhes.
Calças amplas
Pode não ser tão fácil de incorporar ao guarda-roupa. Nem toda mulher vai se sentir em seu melhor visual com calças tão amplas. O fato é que elas vêm com tudo no próximo verão. Nas fotos, exemplos que apareceram nos desfiles de Ralph Lauren, J. Crew, Michael Kors e Chlo; Sevigny.
Vai continuar
A melhor notícia é que você não vai aposentar as blusas cropped. A moda já dura quase um ano e parece que não vai parar por aí. Pelo menos por alguns meses, continuará em alta. Marc Jacobs, Michael Korrs, Erin Fetherston e a brasileira Osklen são apenas alguns exemplos de marcas que apresentaram a peça em seus desfiles, mas ela apareceu em muitos outros.
Coletes
Vários estilos diferentes de colete apareceram nas passarelas da NYFW. Apesar de a temporada ser de verão, algumas marcas apresentaram uns mais quentinhos, como no caso de Tommy Hilfiger. Os de Vera Wang e Rag and Bone são um pouco mais tradicionais, já os da MM6 têm uma pegada cowboy.
Decote ombros retos
Deixar os ombros de fora, sem interferência de alças, finas ou grossas, foi a alternativa escolhida por inúmeras marcas. O decote não era usado há algum tempo, mas parece que vai voltar com força. Carolina Herrera, Donna Karan, Herve Leger e Zero Maria Cornejo.
Decote em V
Outro decote que apareceu muito foi o em formato de V, ideal para quem tem ombros mais largos ou seios grandes. Pode ser um pouco maior e sensual ou mais comportado. Alguns exemplos foram vistos nos desfiles de Jason Wu, Narciso Rodrigues e Pamella Roland.
Pernas à mostra
Com a elegância características das duas marcas, Hugo Boss e Oscar de la Renta apostaram em saias com um detalhe parecido: o forro não vai até o fim delas, o que faz com que, mesmo sendo longas, deixem as pernas visíveis. A estratégia já era comum para saias que iam até o pé. O comprimento escolhido dessa vez é o mídi.
Tecido metalizado
Diversas produções bem diferentes usaram tecidos metalizados. Não importa o estilo, o brilho deve invadir o guarda-roupa de muita gente. Nas fotos, desfile bem jovem e moderno de Jeremy Scott e mais clássicos, de Calvin Klein Collection e Jenny Packham.