Uma rapadura brotou no ambiente de trabalho de um amigo que mora em Porto Alegre, causando alvoroço entre os colegas gaúchos e fazendo com que suas memórias nordestinas criassem um texto. Um ponto que me chamou a atenção na narrativa foi a lembrança de um avô que compensava o amargor do café com um tijolinho do doce.
De tão acostumados que estamos a usar o pó branco para adoçar os alimentos, nem nos damos conta de que existem muitas outras possibilidades. E, pior: usamos açúcar demais. Mesmo eu, que sempre ouço o alerta de nutricionistas, acabo caindo na tentação de colocar além do necessário.
Como não dá para ficar sem um docinho depois do almoço (depois do jantar também, né?), a escritora francesa Sophie Dupuis-Gaulier resolveu ajudar quem está procurando diminuir a ingestão de açúcar e juntou 30 receitas de sobremesas que levam sabores doces, mas diferentes do que estamos habituados. "Escrevi o livro porque minha filha é diabética e também porque queria que outras crianças pudessem se deleitar com essas sobremesas", disse, em entrevista à coluna.
Entre muffins, tortas e bolos, ela usa itens como xarope de agave, mel e estévia para substituir o açúcar. Sophie sabe que essa mudança de padrões é difícil. "O lobby do açúcar é muito poderoso e, muitas vezes, a indústria puxa para os padrões oficiais. Entretanto, embora o consumo de adoçantes naturais esteja constantemente aumentando, ainda é baixo. O sabor dos adoçantes continua a ser o principal obstáculo."
Ingredientes
100g de chocolate amargo (com 90% de cacau)
3 ovos
Uma pitada de sal
1 caixinha (200g) de creme de leite light
1/3 de xícara (chá) de amido de milho
2 colheres (chá) de fermento químico instantâneo em pó
6 colheres (sopa) de adoçante em pó para uso culinário
5 colheres (café) de cacau em pó
40g de pistaches descascados, sem sal e grosseiramente picados
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180;C. Coloque o chocolate em uma tigela refratária, ponha a tigela dentro de uma panela maior cheia de água e derreta em banho-maria, lembrando que o fundo da tigela não deve tocar a água da panela. Separe as claras e reserve as gemas. Acrescente o sal às claras e bata em ponto de neve bem firme. Em uma tigela, misture as gemas, o creme de leite, o amido de milho, o fermento, o adoçante, o cacau em pó, os pistaches picados e o chocolate derretido. Incorpore os ingredientes. Com uma espátula, junte as claras e misture delicadamente até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em uma fôrma previamente untada com manteiga. Leve ao forno por 30 minutos. Para saber se o bolo está cozido, espete um palito: se ele sair seco, o bolo está pronto. Se preferir um bolo mais cremoso, reduza o tempo de forno para 25 minutos.
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
2 maçãs grandes
1/4 de colher (café) de canela em pó
30g de uvas-passas claras
1 pacote (300g) de massa folhada pronta
1 ovo
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180;C. Prepare a compota de maçã. Lave, descasque e corte as maçãs em cubinhos. Coloque em uma panelinha junto com a canela e as uvas-passas. Tampe e deixe cozinhar em fogo brando durante 30 minutos. Reserve. Abra a massa folhada seguindo as instruções da embalagem. Corte discos com 9cm de diâmetro. Coloque uma colherada da compota de maçã fria em cada disco, dobre ao meio e aperte as bordas com um garfo para o recheio não escapar. Bata ligeiramente o ovo, pincele os minipastéis e acomode em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Asse por 15 minutos ou até os minipastéis ficarem dourados.
Tempo de preparo: 1h15min
Rendimento: 9 pastéis
Serviço
Sobremesas sem açúcar
De Sophie Dupuis-Gaulier
64 páginas
Editora Alaúde
Leia a íntegra da matéria na edição impressa