Jornal Correio Braziliense

Revista

Retiro sofisticado

Cada vez mais, os banheiros funcionam como spas privativos, cheios de pequenos prazeres. Aproveite o seu

"A ideia é que o banheiro seja uma área de lazer, uma sala de banho, um local de relaxamento. Hoje, a vida é muito corrida e um dos poucos momentos para descansar é a hora do banho", conta a arquiteta Mariana Aguiar. Por isso, o banheiro deixou de ser um cômodo esquecido, aquele que não precisa de reforma, que já vem pronto. Tornou-se até um lugar de visita, como a cozinha ou a sala. Os mais charmosos são ornados com muitas plantas, o que confirma a vocação do ambiente para o descanso.

Busque sempre o melhor aproveitamento do espaço. "É importante usar muito espelho. Gosto de fazer desenhos nos espelhos e usá-los até o teto", conta a arquiteta Natália Noleto. O armário embutido, que guarda os objetos de banheiro, também pode vir espelhado. O porcelanato do chão pode ser repetido nas paredes ; é mais fácil de limpar e a continuidade da cor e da estampa reforça a sensação de amplitude. "Além disso, existem porcelanatos que imitam madeira, tijolo e até estampas em alto relevo", afirma a arquiteta.

Na pia, a novidade é o acabamento em bronze. As cubas não são unanimidade ; as esculpidas, mais clássicas, continuam em alta ;, mas muita gente ainda escolhe combinar a cuba com a louça do vaso sanitário. Lembre que a vantagem da cuba instalada na bancada é a facilidade de limpeza. Segundo Natália Noleto, por ser um ambiente relativamente caro do projeto, compensa investir em peças atemporais e cores neutras.

"A iluminação faz toda a diferença em um banheiro. Deve ser clara, mais para uma luz branca do que uma amarelada", explica Natália. Mariana Aguiar completa que, além de uma luz geral eficiente para a higiene diária, é interessante ter uma iluminação focada, que facilite o trabalho de se maquiar ou fazer a barba. "E, para aqueles dias em que a pessoa tem tempo para se deitar na banheira, pode-se optar por uma iluminação suave ou com cromoterapia, que vai mudando de cor gradativamente ou conforme a escolha do morador", ensina a arquiteta.


Vale o investimento

Nicho dentro do box: otimiza o espaço e evita que se esbarre nos produtos.

Pastilhas em desenho hexagonal ou redondas

Porcelanatos que imitam texturas

Cromoterapia

Caixas de som para ajudar no ritual de relaxamento