Revista

Entre o prazer e a dependência

O uso de entorpecentes tem levado cada vez mais pessoas aos consultórios psiquiátricos. Em congresso realizado em Brasília, especialistas discutiram causas e efeitos das substâncias

postado em 16/11/2014 08:00

O uso de entorpecentes tem levado cada vez mais pessoas aos consultórios psiquiátricos. Em congresso realizado em Brasília, especialistas discutiram causas e efeitos das substâncias

Substâncias químicas são um recurso usado pela sociedade desde os primórdios da humanidade. Relaxamento, válvula de escape ou cura de doenças: seja qual for a justificativa, o fato é que as drogas estão presentes no nosso dia a dia. O tema é espinhoso. Nem mesmo entre a comunidade médica há consenso sobre efeitos ou sobre o que leva alguém a recorrer a entorpecentes. O assunto, contudo, está sendo discutido como nunca: as drogas e seus efeitos foram temas de grande parte das palestras do 32; Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado em Brasília neste mês. Além da legalização ou não de substâncias hoje ilícitas, como a maconha, a comunidade médica discute outro ponto importante: quais são os efeitos das drogas no cérebro a longo e a curto prazo?

"Seria impossível detalhar os efeitos de todas as substâncias. Você precisaria de um tratado, não de uma matéria de jornal", disse à Revista Analice Gigliotti, membro do Departamento de Dependência Química da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e chefe do Setor de Dependência Química da Santa Casa do Rio de Janeiro. Fato é que todas têm em comum a ação da dopamina e o sistema de recompensa cerebral (ou sistema mesolímbico dopaminérgico). As drogas liberam dopamina para o chamado núcleo accumbens, estrutura cerebral ligada à sensação do prazer. "O uso contínuo de drogas faz uma regulação para baixo, que chamamos de down regulation, de tal forma que existe diminuição da neurotransmissão dopaminérgica", detalha a médica. "Isso faz com que a pessoa sinta menos prazer nas coisas em geral e com a própria droga, precisando de doses maiores para obter o mesmo efeito."

Evolutivamente falando, o mecanismo de recompensa serve para que a ação prazerosa ; comer, procurar um lugar quentinho no inverno ou fazer sexo ; seja repetida, a fim de preservar a vida. O problema é que a repetição pode fazer com que outras fontes de prazer percam significado, ou seja: só a substância importa. O psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) e especialista em dependência química, explica que isso acontece porque as drogas acabam por subverter o sistema de recompensa, o que ocasionará a disfunção no cérebro.

Para o especialista, a desinformação da mídia e a glamourização das substâncias químicas são outros culpados pelo surgimento do vício. Analice Gigliotti completa: a dependência de substâncias químicas é uma doença social. Há o fator genético e o hábito, que pode passar de pai para filho. "Há famílias inteiras de alcoólatras", argumenta. "Famílias de pessoas mais impulsivas fazem com que os outros membros da família tenham predisposição maior a experimentar drogas."

Além do fator biológico, há o psicológico. Indivíduos naturalmente ansiosos, depressivos ou que tenham passado por experiências traumáticas na infância, por exemplo, têm mais tendência a se encantarem por alternativas à realidade. A sociedade entra como o terceiro pilar da procura pelas drogas. "Famílias mais permeáveis ao álcool, por exemplo, aumentam o risco de filhos alcoólatras. Se a pessoa é filha de traficante, vê drogas em casa e tem maiores chances de experimentar."

"Estamos em um momento delicado, em que há uma diminuição da percepção de risco", alerta a médica. A prova disso é a quantidade cada vez maior de usuários de drogas em consultórios psiquiátricos. "Não precisa nem de análise estatística." Quanto mais precoce o início do uso, maiores as chances de a pessoa desenvolver transtornos psiquiátricos associados ao uso, como dependência. Uma pessoa que comece a fumar maconha com 14 anos tem uma probabilidade de 17,4% de desenvolver algum transtorno ; o que é preocupante, visto que 62% das pessoas que iniciam o uso de maconha o fazem na adolescência. Alguém que fume diariamente tem uma probabilidade de 35% a 40% de se tornar um dependente.

Sérgio de Paula Ramos, médico, especialista em dependência química e membro da Associação Brasileira de Psicanálise, da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre e da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, concorda com Analice Gigliotti: a relação com a família influencia bastante na busca pelas drogas. O indivíduo em si, claro, também é determinante. "Na trajetória brasileira de dependência química, ela começa a ocorrer por volta dos 12 anos, com a experimentação do álcool." O caminho da dependência passa ainda pela maconha (aos 15 anos) e, aos 17 ou 18 anos, pode chegar à cocaína e ao crack.

Vontade de ser quem se é
Janete Pinheiro, psicanalista e diretora clínica da Clínica do Renascer, explica que existem diversas formas de tratamento de dependentes químicos. A grande maioria das instituições e dos profissionais, contudo, trabalham na metodologia cognitivo-comportamental, método em que os médicos tentam "desacelerar" o paciente na relação que ele tem com as drogas. "Fazemos com que o usuário se incline para outras coisas", detalha. "É como se ele se condicionasse a um outro tipo de comportamento em detrimento ao que ele tem de uso." Pinheiro, contudo, diz que tem outro entendimento sobre a melhor forma de tratar dependentes químicos. "Somos psicanalistas, então, nos baseamos mais naquilo que entendemos que fundou a relação com a substância", explica.

A dependência viria, de acordo com a psicanalista, por questões que o paciente teria desenvolvido ao longo da vida, articulada à estrutura clínica dele. "Também não podemos ignorar que a substância quase tem vida própria", diz Janete. Os efeitos diferentes de cada substância exigem tratamentos diferentes para o viciado. Contudo, os efeitos são justamente o que o paciente busca, a partir daquilo que já é dele antes da substância. As drogas, portanto, só "ajudariam" o paciente a se tornar dependente, na visão da especialista. "Procuramos muito mais que o paciente se atenha a essa relação fundamental com a substância e passe a questionar a função dela na vida dele." A partir disso, a ideia é que a bola de neve do vício seja destituída.

O objetivo final do tratamento, ao contrário do que se pode imaginar, não é a abstinência. Ela é, para a médica, a consequência. "O paciente não conseguirá tratar dessa questão mais profunda se não estiver em abstinência", justifica. "Ele fica em abstinência para esse fim." Mas que questões seriam essas, capazes de arrastar alguém para o vício? "Não há questões objetiváveis", resume a médica. "As pessoas têm um conjunto de sintomas e emoções que, em algum momento da vida, faz esse tipo de aliança com substâncias." O uso se daria, então, por um encontro entre expectativas e realidade: se o efeito da droga faz com que as expectativas pessoais sejam alcançadas (como ser mais espontâneo, esquecer os problemas ou relaxar), ainda que momentaneamente, está instalado o começo de um loop infinito de carência, drogas, sensação de bem-estar e carência novamente.

"Faltava algo em mim"
O uso de entorpecentes tem levado cada vez mais pessoas aos consultórios psiquiátricos. Em congresso realizado em Brasília, especialistas discutiram causas e efeitos das substânciasA jornada de Simone*, 31 anos, ao lado de substâncias químicas começou aos 12, com o álcool. A maconha apareceu aos 16 anos. Aos 18, ela experimentou cocaína e, aos 24, crack. A cronologia dos fatos está "embolada", como define, mas ela estima 10 internações em clínicas para reabilitação (nem sempre voluntariamente). Tantas idas e vindas, porém, não a ajudaram a precisar o porquê da procura por drogas. "Acho que tem vários motivos. Sou extremamente compulsiva, gostava do efeito, de usar, mas só agora estou pensando em por que eu fazia isso", reflete. "Eu usava porque faltava algo em mim."

Simone define as drogas como um recurso para acalmar uma coisa que já existia dentro dela. "Antes das drogas, tinham outras coisas, como comida, que era muita; meu choro, que também era demais; meu nervosismo; as brigas", enumera. "Sempre fui muito ;demais;, tudo era demais."

Aos 12 anos, ela encontrou a bebida. O primeiro gole foi seguido do segundo, do terceiro e de incontáveis outros, até que a primeira garrafa de álcool que tocou na vida (comprada por ela mesma, inclusive) secasse completamente. "Foi um encontro de amor e ódio."

A relação familiar, nas palavras de Simone, "se esfumaçou". Segundo ela, as drogas a impediam de enxergar isso. "Me perdia quando a droga estava no meio. Não via mais ninguém." Hoje, ela diz começar a entender, com a ajuda da análise, o que aconteceu na infância que a fez buscar tão avidamente um modo de sair da realidade. "Acho que, com o uso de drogas , isso fica mal explicado. Hoje, olho para trás e percebo que eu não estava lá, e era justamente o que eu queria."

"Foi uma fuga"
O uso de entorpecentes tem levado cada vez mais pessoas aos consultórios psiquiátricos. Em congresso realizado em Brasília, especialistas discutiram causas e efeitos das substâncias"Meu filho disse que gostaria que o nome do filho dele fosse Eduardo, então pode me chamar dessa forma." Eduardo*, 36 anos, está internado para tentar controlar o vício por álcool, cocaína e maconha. A primeira vez que foi internado pela família foi em 1998. À época, ele acredita que já havia "algo instalado", algum gatilho para que se tornasse dependente químico. "Fumava maconha e já bebia, mas acho que o que assustou foi a maconha. Mais do que qualquer prejuízo que eu tenha causado." A internação não foi voluntária. Ainda assim, Eduardo acredita que foi proveitosa, embora não tenha evitado as dezenas de recaídas posteriores.

Atualmente, Eduardo está em sua quarta internação. Em 2006, chegou à clínica virado de algumas noites usando drogas e, em 2012 e neste ano, ele conta que percebeu o abuso e procurou ajuda. A motivação, segundo ele, foi a consciência do caminho que estava sendo trilhado. "Acho que foi até uma questão de prevenção do fundo do poço do que o fundo do poço efetivo." As responsabilidades estavam de lado e o dia era preenchido quase que totalmente com baseados de maconha. Ir para qualquer lugar sem álcool, maconha ou cocaína era impensável.

As drogas acabaram com relacionamentos amorosos, inclusive com o casamento de Eduardo. A relação com os pais, as irmãs e os sobrinhos também ficou prejudicada. "Consegui trabalhar, honrar compromissos, mas de uma forma entorpecida", relembra. "Fico pensando que tenho minha profissão, mas poderia estar muito melhor se não fosse o abuso de drogas." O filho de Eduardo tem 5 anos e já sabe onde o pai está: em tratamento para parar de fumar e beber cerveja. "Até fiquei na dúvida sobre o que falar para ele, só que preferi que ele soubesse a verdade." Até agora, Eduardo não chegou a uma conclusão sobre seu relacionamento com as drogas. Mas já tem algumas suspeitas. "Acho que foi, além de curiosidade, vontade de pertencer a um grupo. Percebi que foi uma fuga do que eu sentia ser e não queria ser."

*Os nomes são fictícios

Embate histórico
O debate em torno dos usos da maconha se perde no tempo. Um dos primeiros registros da aplicação medicinal da erva data de 5 mil anos, provavelmente pelo imperador chinês Shen Nung, informa Elisaldo Carlini, professor titular de psicofarmacologia do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (USP), membro da Comissão Internacional de Controle de Narcóticos (INCB) do Conselho Econômico Social das Nações Unidas e membro colaborador do Expert Committee on Alcohol and Drugs Abuse, da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Uma das frases famosas atribuídas ao imperador chinês era a de que a maconha era uma "doadora de prazer e uma apagadora dos pecados". A planta era, inclusive, considerada um dos melhores medicamentos existentes na época ; vencendo o ópio, a coqueluche do momento. A maconha seria usada, também, no combate às dores neuropáticas, causadas por distúrbios nervosos. Carlini diz ainda que o uso para esses fins, hoje, são consagrados pela medicina. Há, segundo ele, dezenas de trabalhos científicos que mostram que a maconha realmente tem excelentes efeitos em dores miopáticas e neuropáticas. Uma dessas doenças estudadas é a esclerose múltipla, que está sendo a grande indicação atual para o uso médico da maconha, reconhecida em mais de 20 países.

Carlini diz que a discussão sobre a legalização/regulamentação da maconha ainda está em aberto. Há cerca de seis anos, em uma assembleia geral, a Associação Americana de Psiquiatria (APA, da sigla em inglês) fez uma declaração aprovada por unanimidade: a maconha deveria ser usada como remédio, desde que com prescrição médica. Este ano, a APA voltou a um conceito mais antigo, e há críticas severas à maconha. Segundo eles, a planta não deve ser considerada um remédio.

A Associação Brasileira de Psiquiatria adotou posturas extremamente semelhantes. Em 1980, a psiquiatria brasileira, por meio do principal jornal brasileiro da área, fez um anúncio editorial no qual fala que "não há sentido a maconha obedecer aos ditames da lei". O argumento seria de que cinco dias de detenção por uso da droga seriam consideravelmente mais nocivos para a saúde física e mental do indivíduo do que cinco anos de uso continuado da substância. "Hoje, a psiquiatria já não diz isso de modo algum", completa Carlini. Em 1987, a revista da ABP publicou que é preciso "discutir com seriedade a necessidade de promover a discriminalização do uso da maconha".

A discussão, contudo, deve continuar ; nem o próprio médico tem uma opinião formada sobre legalizar ou não a planta. "Cannabis medicinal nada tem a ver com o uso recreativo da maconha. São dois tópicos diferentes", reforça. "Legalização não é coisa só para médico, precisa envolver outras classes. Por exemplo, filósofos, antropólogos, sociólogos, juristas e agentes da polícia, porque todos estão envolvidos no mesmo assunto."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação