Jornal Correio Braziliense

Revista

De tudo um pouco

Comuns da Itália, as salumerias são um misto de empório, bar e restaurante. Um lugar cheio de delícias para degustar e aguçar os sentidos gastronômicos

Imagine um local em que você pode comprar pratos prontos e levar para casa, comer um lanche da tarde, almoçar e, também, beber uma taça de vinho acompanhada de frios que harmonizem. Isso é o que se encontra em uma salumeria, de acordo com o chef Ville Della Penna. "A salumeria é uma loja que possibilita a você comer um pouco de tudo." À frente do Piccolo Emporium, ele e o chef Luís Berto se inspiraram nessas casas italianas para oferecer massas, frios e carnes, em opções gastronômicas, em meio aos prédios de Águas Claras.

As salumerias são muito comuns na Itália. O conceito surgiu a partir de casas especializadas em salames, frios e queijos. "Com o tempo, elas foram abrindo o leque, incorporando a parte de empório e as carnes assadas, as massas e as pizzas típicas da cozinha italiana", explica Berto. De acordo com ele, a ideia é fazer com que o local possa atender as demandas do bairro e, ao mesmo tempo, servir de alternativa gourmet.

A influência da Itália está também nas carnes, principalmente nas derivadas de porco, como a pancceta (barriga de porco curada) e a coppola (um tipo de coppa lombo). "Há também a porqueta, o carro-chef do nosso almoço. O cardápio foi sendo adaptado a partir do gosto do cliente. Os frios são muito bem aceitos, mas os clientes buscavam opções com carne e fomos incrementando", garante Berto.

Ingredientes
1 kg de farinha de trigo para massas frescas, do tipo 00
10 claras de ovos
300ml de água

Para o molho
4 latas de pomodoro pelati, picados em pedaços não muito pequenos
500ml de molho de tomate
300g de queijo grana padano ralado (para colocar em cima do molho)

Modo de preparar
Coloque em um recipiente metade da farinha, some a água e as claras. Misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Acrescente o restante da farinha até obter um ponto de "véu" (massa de pão). Enrole com papel filme e deixe fermentar em local fresco por 2 horas. Após isso, abra a massa com um rolo para massas, com uma espessura de aproximadamente 3mm. Corte em tiras do tipo fetuccini e cozinhe em água fervente por 7 minutos. Para o molho, basta misturar os ingredientes. Junte o molho com a massa cozida e gratine no forno até dourar o queijo.

Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 2h15min

Leia a íntegra da matéria e a receita da Caponata de micro-ondas (antepasto) na edição impressa