Publicidade

Estado de Minas ENCONTRO COM O CHEF

Doces sabores

As medidas têm que ser exatas e os ingredientes, de alta qualidade. Fazer sobremesa não é tarefa das mais fáceis, mas, se seguir à risca a receita, ela certamente ficará deliciosa


postado em 07/12/2014 08:00 / atualizado em 04/12/2014 14:57

Pratos salgados são fáceis de se reinventar. Algo que ficou com muito sal tem conserto e aquelas sobras do dia anterior podem se tornar uma receita nova. Mas isso não acontece tão facilmente com os doces. Sua delicadeza existe também no momento em que são criados e, com isso, inventar um cardápio novo de sobremesas é sempre um momento de extrema atenção para os chefs.

Rodrigo Melo, do Cantucci Bistrô, acredita que a confeitaria é a parte da gastronomia que mais demanda atenção aos detalhes e carinho na hora da produção. "E cuidado. Se está escrito que são 300g de açúcar, tem de ser usados 300g de açúcar. Há algumas variações, como a que fizemos no petit gateau de doce de leite. Mesmo assim, foram vários testes. Há que ser preciso em toda receita." Para o chef, as sobremesas também exigem produtos de alta qualidade. Afinal, o sabor adocicado não pode ser uma desculpa para o uso de qualquer coisa na hora de cozinhar.

Ele cita o chocolate: além de seguir à risca a quantidade que será usada, quem cozinha em casa deve saber que aqueles com maior quantidade de cacau são mais fáceis de ser trabalhados. "No caso dos queijos, o custo-benefício de trabalhar com a marca mais barata não compensa. Escolha sempre queijos de melhor qualidade porque isso é que vai garantir um bom produto." A casa mudou todo o cardápio de sobremesas recentemente. Uniu as gastronomias mediterrânea, francesa e brasileira nas inspirações para os doces, como o petit gateau de doce de leite que você confere entre as receitas.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

Ingredientes
250g de manteiga
250g de doce de leite
5 ovos
5 gemas
100g de farinha de trigo
80g de nozes picadas
2 litros de sorvete de creme com baru (mesclattino)

Modo de preparo
Derreta a manteiga e adicione o doce de leite. Reserve. Dissolva em banho-maria o açúcar com os ovos e as gemas. Fora do fogo, adicione a farinha aos poucos, misturando bem. Peneire a farinha até ficar sem grumos. Adicione o doce de leite e a manteiga. Unte as forminhas com manteiga e farinha de trigo. Descanse por duas horas na geladeira antes de assar. Asse por 15 minutos em forno médio (180°C). Polvilhe as nozes e coloque uma bola do sorvete.

Rendimento: 12 unidades
Tempo de preparo: 2h30min

Leia a receita do Grand financier de amêndoas com mousse de framboesa na edição impressa

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade