Revista

Harmonia de fim de ano

Os tradicionais pratos natalinos ganham novos sabores com a combinação correta do vinho

postado em 14/12/2014 08:00

Os cardápios das festas de fim de ano são, quase sempre, os mesmos. Porém, isso não impede que as combinações tradicionais possam ser repaginadas ou mesmo as bebidas que as acompanham tragam outros sabores ao paladar. Os pratos criados pelo chef José Maria para o cardápio do D.O.C. Food & Wine Bar foram pensados para todos os meses do ano, mas isso não impede que sejam apreciados nas comemorações deste mês. Até porque suas ideias são sempre direcionadas à harmonização com vinhos. E, ainda bem, a bebida é apreciada em qualquer comemoração.

"A casa é voltada para o vinho e, por isso, os pratos são imaginados para acompanhá-lo", explica. Ele diz que muito dos clientes ajudam nesse processo de criação. Como muitos sabem bem o que querem tomar, o chef explica que presta atenção nos gostos e trabalha melhor o que vai à mesa, para que a experiência seja completa. O sommelier da casa, Júlio César Matos, fez uma seleção de rótulos para quem deseja experimentar não só os pratos do D.O.C. Food & Wine Bar, mas também acompanhar as ceias de Natal e de ano-novo, que estão chegando.

A escolha certa
1. Rosé Piscine: indicado para entradas com pratos mais leves: peixes grelhados, saladas em geral e queijos, como a burrata. É um vinho que serve de boas-vindas.

2. Peñalolen 2010: vinho chileno, 100% cabernet franc, difícil de ser encontrado, já que a produção deles está reduzida. Harmoniza bastante com carnes, como o filé.

3. Château Pireuré Canteloup 2009: vinho bordeaux, mais equilibrado e elegante. Acompanha pratos sofisticados. Harmoniza bem com carnes vermelhas.

4. J. Bouchon Reserva 2013: indicado para quem quer uma bebida com mais corpo. Harmoniza bem com um bife de chorizo, cordeiro e também com massas.

5. Conte Di Monforte Primitivo Di Manduria DOC 2011: mesmo encorpado, consegue ser macio e redondo. Bom para acompanhar cordeiro, bife de chorizo e ravióli de burrata.

Os tradicionais pratos natalinos ganham novos sabores com a combinação correta do vinho

Ingredientes
500g filé-mignon
4 folhas de sálvia
4 fatias de presunto de parma
1/2 pimentão-verde
1/2 pimentão-amarelo
1/2 pimentão-vermelho
4 rodelas de abobrinha
4 rodelas de berinjela
4 rodelas de cebola
Sal
Pimenta
Azeite
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Corte o filé-mignon em quatro medalhões, tempere com sal e pimenta-do-reino. Coloque a folha de sálvia e enrole-os com presunto de parma. Doure bem numa frigideira. Grelhe bem os legumes temperados com sal e pimenta. Coloque-os em formato de torre e polvilhe com queijo. Leve ao forno por 10 minutos a 130;C para gratinar.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20min

Os tradicionais pratos natalinos ganham novos sabores com a combinação correta do vinho

Ingredientes
1kg de lombo de bacalhau dessalgado e sem couro (porções de 200gr)
1 pimentão-vermelho
1 pimentão-amarelo
1 pimentão-verde
1 cenoura média
1 cebola-roxa
1 cebola-branca
100g de couve-flor
100g de brócolis
2 dentes de alho (inteiros)
Alecrim
Azeite
Pimenta-do-reino em grão
Sal

Modo de preparo
Corte os legumes em fatias finas, exceto brócolis e a couve-flor. Coloque o bacalhau e o legumes numa fôrma média, acrescente alho, pimenta, sal e o alecrim, cubra com azeite extravirgem. Leve ao forno a 100;C por 3 horas.

Para acompanhar: puré de batata bolinha, temperado com alho frito e cebolinha.

Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 3h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação