Jornal Correio Braziliense

Revista

Celebração sustentável

Com alguns materiais e um pouco de habilidade manual, é possível montar uma decoração natalina muito bonita

Para não gastar muito dinheiro no fim do ano, os projetos de decoração natalina usando materiais recicláveis ou reutilizáveis se multiplicam. Na internet, há passo a passo de todo jeito, mas o legal é deixar a imaginação fluir e inventar o seu próprio enfeite, usando o que se tem em casa. A assistente de diretoria Ângela da Silva, 54 anos, usa materiais baratos para montar guirlandas e árvores de Natal, como um hobby. Nada de pinheiros e pisca-pisca: a matéria-prima é o papel reciclado, que é sustentável e foge do lugar comum. O resto dos materiais é simples: cartolina, papelão, barbante, tesouras (a normal e a ziguezague) e cola branca. Aos que deixaram a decoração de Natal para a última hora, Ângela ensina a confeccionar enfeites.

Guirlanda

Em uma cartolina ou papelão, corte um círculo vazado. Faça um buraquinho para passar o barbante, que vai ser usado para pendurar a guirlanda.

Faça um molde (em formato de óculos de natação) e corte vários pedaços de papel. Em seguida, cole as duas pontas, fazendo um círculo. Aperte o centro, para formar um laço, e cole. O próximo passo é colar esse laço sobre um dos moldes.

Encaixe dois laços completos em posição de cruz e cole. Esse é o formato que preencherá a guirlanda ; é preciso cortar e colar vários para garantir que não sobre nenhum espaço.

Corte mais papel em formato de rabo de peixe. Cole nas bordas do círculo de papelão, e cole os laços no interior da guirlanda. Se o objeto for ficar pendurado e girando, é preciso colar também no outro lado.

Para finalizar, pendure uma bola de Natal, usando o barbante que segura a guirlanda.

Árvore de Natal

Corte um círculo de papelão (para economizar material, uma dica é usar o círculo de dentro que foi eliminado do molde da guirlanda). Faça um furinho no centro e encaixe um canudo feito de papel. Essa será a estrutura da árvore.

Corte um círculo grande, um pouco maior do que a base, e outros em tamanhos cada vez menores. Para o corpo da árvore, não é preciso usar a tesoura que corta em ziguezague.

Dobre cada círculo três vezes, abra e corte cada linha até a metade. Como em um barquinho de papel, junte e cole as pontas de cada triângulo. Faça um furo no centro de cada círculo.

Encaixe o furinho no canudo de papel até a base, e repita a operação com todos os papéis, formando uma árvore. Para finalizar, corte dois círculos pequenos, um menor do que o outro. Dobre cada círculo três vezes, abra-o, vire de lado e junte as linhas, fazendo um vinco em cada um. O resultado deve ser como um chapéu chinês. Faça um furo no meio e encaixe no canudinho de papel.

Se quiser, coloque estrela, laço, bola ou enfeite de Natal na ponta da árvore.