Publicidade

Estado de Minas CASA

Celebração sustentável

Com alguns materiais e um pouco de habilidade manual, é possível montar uma decoração natalina muito bonita


postado em 21/12/2014 08:00 / atualizado em 19/12/2014 12:47

Para não gastar muito dinheiro no fim do ano, os projetos de decoração natalina usando materiais recicláveis ou reutilizáveis se multiplicam. Na internet, há passo a passo de todo jeito, mas o legal é deixar a imaginação fluir e inventar o seu próprio enfeite, usando o que se tem em casa. A assistente de diretoria Ângela da Silva, 54 anos, usa materiais baratos para montar guirlandas e árvores de Natal, como um hobby. Nada de pinheiros e pisca-pisca: a matéria-prima é o papel reciclado, que é sustentável e foge do lugar comum. O resto dos materiais é simples: cartolina, papelão, barbante, tesouras (a normal e a ziguezague) e cola branca. Aos que deixaram a decoração de Natal para a última hora, Ângela ensina a confeccionar enfeites.

Guirlanda

(foto: Fotos: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
(foto: Fotos: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
 

Em uma cartolina ou papelão, corte um círculo vazado. Faça um buraquinho para passar o barbante, que vai ser usado para pendurar a guirlanda.

Faça um molde (em formato de óculos de natação) e corte vários pedaços de papel. Em seguida, cole as duas pontas, fazendo um círculo. Aperte o centro, para formar um laço, e cole. O próximo passo é colar esse laço sobre um dos moldes.

Encaixe dois laços completos em posição de cruz e cole. Esse é o formato que preencherá a guirlanda — é preciso cortar e colar vários para garantir que não sobre nenhum espaço.

Corte mais papel em formato de rabo de peixe. Cole nas bordas do círculo de papelão, e cole os laços no interior da guirlanda. Se o objeto for ficar pendurado e girando, é preciso colar também no outro lado.

Para finalizar, pendure uma bola de Natal, usando o barbante que segura a guirlanda.

(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

 

Árvore de Natal

(foto: Fotos: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
(foto: Fotos: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

Corte um círculo de papelão (para economizar material, uma dica é usar o círculo de dentro que foi eliminado do molde da guirlanda). Faça um furinho no centro e encaixe um canudo feito de papel. Essa será a estrutura da árvore.

Corte um círculo grande, um pouco maior do que a base, e outros em tamanhos cada vez menores. Para o corpo da árvore, não é preciso usar a tesoura que corta em ziguezague.

Dobre cada círculo três vezes, abra e corte cada linha até a metade. Como em um barquinho de papel, junte e cole as pontas de cada triângulo. Faça um furo no centro de cada círculo.

Encaixe o furinho no canudo de papel até a base, e repita a operação com todos os papéis, formando uma árvore. Para finalizar, corte dois círculos pequenos, um menor do que o outro. Dobre cada círculo três vezes, abra-o, vire de lado e junte as linhas, fazendo um vinco em cada um. O resultado deve ser como um chapéu chinês. Faça um furo no meio e encaixe no canudinho de papel.

Se quiser, coloque estrela, laço, bola ou enfeite de Natal na ponta da árvore.

(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade