postado em 29/03/2015 08:00
Na decoração, a máxima "o que vale é a beleza interior" não se aplica totalmente. Escolher o revestimento de ambientes internos e externos é parte importantíssima da composição de qualquer projeto que se preze. Acontece que, assim como na moda, o mundo da decoração também adora uma novidade. Hoje, o mercado conta com opções que vão desde revestimentos feitos com materiais reciclados a chapas com pedras semipreciosas.Anualmente, empresas expoentes do ramo se reúnem para mostrar as novidades de ponta na Expo Revestir, maior feira do segmento da América Latina. Elder Mioni, engenheiro civil e diretor da Tamboré Mármores, explica que a escolha do material deve levar em consideração não só a beleza, mas também a funcionalidade. "Não adianta colocar um mármore numa pia de cozinha, por exemplo. O mármore mancha na cozinha e pode ficar com marcas de cortes. O granito é mais resistente", ensina. Para quem não quer correr o risco de errar, vale uma dica curinga da decoração: cores neutras, como branco ou bege, combinam com qualquer paleta de cores e texturas.
Mioni reforça que não há limites para a criatividade, desde que se tenha em mente o próposito do local em que o revestimento será usado. Um hall de entrada da sala com mármore preto, por exemplo, não seria adequado, avalia o engenheiro. "Esse é um material que risca com muita facilidade. Em seis meses, ele estará todo riscado." Entre as novidades do mercado para quem quer ser ousado, ele destaca os revestimentos com pedras semipreciosas. O material consiste em chapas com as joias, que são usadas geralmente em detalhes ou mesmo como "quadros" na parede. "É um jeito diferente de ousar", aponta o engenheiro.
Textura da natureza
A série Nebula Alpha é parte da famosa série Silestone Nebula, do grupo Cosentino. É composta por quatro cores e duas texturas inspiradas em pedras naturais. A tonalidade Ariel foi pensada para trazer calma e luminosidade. Os veios difusos criam uma composição capaz de integrar diferentes estilos decorativos.
Continuidade de padrões
A linha Dekton, da Cosentino, tem padrão simétrico de aplicação a partir de um único desenho. A cor Aura, uma das criadas na nova coleção, pode ter até oito versões diferentes de um único motivo. Os veios que se casam de uma placa à outra ajudam a reforçar a sensação de continuidade.
Versatilidade vintage
A série Hive, uma das 18 novas séries da Roca Cerâmica, tem desenhos geométricos e cores destonalizadas. A textura mescla pedras de diversas tonalidades e relevos orgânicos sutis. Feito de porcellanato plus, é ideal para ambientes internos residenciais e comerciais de tráfego médio.
Provençal na parede
A série Piastrelle faz parte das 18 novas séries da Roca Cerâmica. O revestimento tem inspiração na arte provençal, com relevos elegantes e traços delicados. Pode ser usado para criar detalhes decorativos ou mesmo revestir grandes espaços.
Madeira de lei
Da Incepa, a série Woodcut simula patchwork de madeira. Feito de porcellanato esmaltado, o revestimento tem relevos tridimensionais combinados com a impressão digital de alta definição. Indicado para painéis decorativos, mobiliários (balcões ou nichos) e paredes em espaços internos.
Cobertura sustentável
Feito com vidros de lâmpadas fluorescentes, telas de tevê, monitores de computadores e resíduos da produção de louças, o revestimento da Linha Brick Contemporâneo, da Lepri, tem inspiração nos tijolos ingleses e norte-americanos. Resistente e de fácil manutenção, é indicado para pisos e paredes de áreas internas ou externas.