Revista

Cabelo, cabeleira...

Evolução de tinturas, cortes, novas fórmulas de alisamento, a forma correta de lavar as madeixas. Selecionamos todas as inovações que prometem mais beleza e saúde aos fios

Juliana Contaifer
postado em 17/05/2015 08:00
Evolução de tinturas, cortes, novas fórmulas de alisamento, a forma correta de lavar as madeixas. Selecionamos todas as inovações que prometem mais beleza e saúde aos fios

"A primeira arma de sedução da mulher brasileira é o cabelo. Para ela se sentir bonita, o cabelo tem que ser belo. E para se sentir bem, a brasileira muda. Seis em cada 10 mulheres mudam a forma do cabelo. Oito em cada 10 mudam a cor dos fios. O mercado brasileiro é estratégico, é o maior mercado de beleza do mundo", conta a diretora de Desenvolvimento de Produtos Especiais da L;Oreal Maya Colombani. Não é para menos ; o cabelo é, de fato, muito importante para compor a beleza.

A cada mudança na vida, a cada filho que nasce, emprego diferente, aniversário, solteirice recente ou relacionamento novo, transforma-se o cabelo. É quase inconsciente, mas mudar a aparência tem um quê de liberdade. Ao modificar as madeixas, assumimos que a vida não é mais a mesma, que estamos prontas a assumir uma nova personalidade, mais segura, que se aceita melhor. Com tantas possibilidades, por que ficar presa a um só corte, cor ou formato a vida toda? Por que não voltar ao cabelo original, antes das químicas, que você nem se lembra mais de como era? Por que não cortar Joãozinho? Cabelo cresce.

Maya explica que o mercado brasileiro de produtos para cabelo é central. Por conta da miscigenação que o nosso povo criou, todos os tipos podem ser encontrados aqui. Dos sararás aos loiros escorridos. E, como a mulher vive atrás de um arsenal para se sentir cada dia mais bonita, as grandes empresas focam o Brasil e suas necessidades. "A brasileira quer ser natural, quer ter o cabelo muito mais brilhoso. Quase 90% delas fazem hidratação frequentemente", explica. Para atender a esse mercado, todos os dias, novas fórmulas e tratamentos pipocam nos salões.

A Revista traz tudo o que você precisa saber sobre cabelos. Da composição à evolução das tintas, das novas fórmulas de alisamento ao jeito certo de lavar os fios, dos novos tratamentos ao corte da vez. Tudo para que a mulher se empodere mais. Sabendo mais sobre o próprio cabelo, fica mais fácil cuidar e se sentir bonita. Nas palavras de Maya: "Hoje, a gente é o que a gente quer ser."

Dez dicas de como usar o secador
1) Retire todo o excesso de água dos fios utilizando o aparelho em temperaturas baixas ; o contraste de temperaturas pode provocar vaporização da queratina e um estado da cutícula chamado bubble hair.

2) A distância recomendada do uso do secador é de 10 a 15cm dos fios e não se deve manter o secador direto em um apenas ponto.

3) Em cabelos coloridos, descoloridos, com permanente, alisados ou naturalmente danificados é preciso evitar o uso abusivo do equipamento. Quando necessário, deve-se aplicar produtos termoativados, que fornecem um filme protetor para os fios .

4) Em cabelos oleosos e mistos, é preciso evitar o uso do aparelho porque o calor estimula as glândulas sebáceas. O mesmo serve para quem tem dermatite seborreica.

5) Use secador com uma potência razoável. Os equipamentos domésticos, mais fracos, expõem os fios a um maior tempo de secagem.

6) Sempre que o aparelho estiver muito forte para a mão, estará danificando os fios.

7) A temperatura mais alta é indicada para modelar os fios.

8) A chapinha nunca deve ser utilizada no cabelo molhado.

9) É importante que o secador tenha uma tela de proteção na entrada de ar, evitando que o cabelo seja sugado.

10) Nunca encoste o equipamento no fio do cabelo.

Fonte: Alessandra Juliano

Leia a reportagem completa na edição n; 522 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação