Publicidade

Estado de Minas CABELOS

Nada de xampu!

Em busca de fios mais naturais e livres de química, cresce o número de pessoas que usam pouco ou nenhum produto para lavar as madeixas


postado em 24/05/2015 08:00 / atualizado em 21/05/2015 17:51

(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)


Uma das técnicas mais polêmicas dos últimos anos é o no poo. Ao pé da letra, sem xampu — adeptos menos radicais optam pelo low poo, que ainda usa um pouco de xampu. "Os seguidores da prática acreditam que os produtos convencionais removem os óleos naturais produzidos pelas glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo e que existe um efeito rebote de maior produção de óleo por essas glândulas, causando um círculo vicioso que tornam necessárias mais lavagens para remover o excesso de óleo", explica a tricologista Alessandra Juliano.

O método como é feito hoje foi criado por Lorraine Massey, autora do livro Curly girl (Garota encaracolada). A cabeleireira viajou o mundo todo e reparou que cabelos cacheados existem em todo lugar — e quase ninguém sabe cuidar deles com sucesso. O livro, de 2011, é quase um manifesto sobre como se libertar dos cosméticos que fazem mal aos fios. Lorraine também criou uma linha de produtos que encaixa em seus ensinamentos. Nada de sulfatos, silicones insolúveis, parafinas e óleos.

Algumas seguidoras acreditam que o ressecamento causado pelos sulfatos é, na verdade, o começo de um ciclo sem fim. Deficiente, o cabelo pede novas hidratações, tratamentos e produtos. Quando se lava o cabelo com o xampu com sulfato, toda a hidratação é perdida. Com o objetivo de fugir da armadilha, quem opta pelo no ou low poo percebe mudanças já no começo do tratamento.

 


Leia a reportagem completa na edição nº 523 da Revista do Correio

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade