A semana de moda de Alta Costura, que ocorre sempre em Paris, sede mundial da Haute Couture, começou ontem (domingo) e vai até a próxima quinta-feira (9/7). Apesar da veia francesa, estilistas italianos e mesmos russos, como Ulyana Sergeenko, desfilam suas coleções. Alguns dos desfiles mais esperados, como Atelier Versace e Christian Dior, já fizeram sua passagem pelo evento.
A estilista russa é novata na semana de moda tradicional parisiense: fez sua etsreia como convidada há três anos e no início deste ano, a Câmara Sindical da Alta-Costura fez dela membro oficial. Ela tem ganhado cada vez mais popularidade entre celebridades e no tapete vermelho - a cantora Rihanna usa uma peça da estilista no vídeo de "Bitch better have my money". Para a coleção de outono inverno, trouxe trabalho manual, feito por artesãos russos. O boudoir, com peças que lembravam hobbies e pijamas.
O clima de festival que tem invadido vitrines do mundo todo chegou à Alta Costura numa versão mais feminina e leve do que a Versace de costume. Franjas, botas lomgas, peças desconstruídas, tons pastéis e tecidos delicados, como a seda, vestiram as modelos da marca na passarela.
À frente da Dior Couture desde 2012, Raf Simons trouxe, como já visto antes, uma quase releitura do New Look criado pela marca nos anos 1950, com saias volumosas e cintura marcada. A paleta forte de cores veio de artistas dos séculos 15 a 17, de onde ele tirou inspiração para a coleção. A inspiração também estava nas estampas, em florais e padrões aquarelados.
Confira a agenda completa dos desfiles da Alta Costura:
5 de julho:
Ulyana Sergeenko
Atelier Versace
6 de julho:
Schiaparelli
Dice Kayek
Christian Dior
Ralph
Gumbattista Valli
7 de julho:
Chanel
Bouchra Jarrar
Stéphane Rolland
Julien Fournie
Giorgio Armani Privé
Alexandre Vauthier
8 de julho:
Maison Margiela
Frank Sorbier
Elie Saab
Jean Paul Gaultier
Viktor
Alexis Mabille
Maurizio Galante
9 de julho:
Zuhair Murad