17; edição do Capital Fashion Week começou com o desfiles de três das quatro estilistas revelações do ano, Gabriela Palazzo, Lucianna de Carvalho e Daniel Larsan. Em seguida, foi a vez de Viee la Vie, de moda praia, Lurdinha Danezy, com uma coleção sustentável, da moda artesanal de Concretamente Brasília, dos acessórios de Zinc e da grife estreante Brasil Mosaico, que apresentou, entre outras peças, três camisetas com desenhos criados por menores do Instituto Chamaeleon que, desde 2007, em parceria com o Instituto Beatriz Schwab, cuida de crianças que sofreram abuso sexual.
Estreias
A moda masculina do novato Daniel Larsan foi muito elogiada e muitos chegaram a compará-lo ao estilista Akihito Hiro, apresentado pelo evento em 2008 e, atualmente, conhecido nacionalmente por suas criações com alfaitaria criativa. Na cartela de cores, o cinza - que representava o concreto - e tons pastéis de rosa, amarelo, azul nas estampas, que eram, basicamente, linhas e pontos. Segundo Larsan, as linhas representavam os carros passando, os pontos, as janelas que se repetem nas cidades grande.
A alfaitaria também foi usada com as calouras da moda feminina. No caso de Lucianna de Carvalho, a coleção era menos conceitual. O ponto alto de inovação foi uma jaqueta de plástico. Se você já procurou capas de chuva para adultos, deve ter percebido que quas esó existem modelos para criança. A temporada de chuva chegando fez com que o momento fosse ideal para o lançamento. ;Eu sempre quis trabalhar com plástico e avaliei que a hora era agora;, conta. A ideia dela era uma coleção com referência aos anos 1960, com shapes retos e junto ao corpo.
Quanto ao material usado, assim como Lucianna com o plástico, Gabriela Palazzo estreou com o denim. ;Eu nunca tinha usado e descobri que ele é um material complicado. Duro, quebra muita agulha, é complicado de descolorir;, relata a estilista, satisfeita com o resultado. Ela misturo o tecido com um crepe transparente bem fino e delicado. A mistura de tecidos, segundo ela, deve ser a identidade da marca Palazzo, e se repetirá em todas as coleções. A quarta novata, a Minhocco só desfila amanhã (sexta-feira), junto com outras marcas para o público infantil. No entanto, ela está com uma banca no Capital Fashion Business, espaço destinado a comercialização de peças. Sendo assim, já deu pra ver que devemos assistir a um desfile colorido, fofo e cheio de referências á fauna brasileira. Segundo Julia Biato, gerente de produção da Minhocco, a maioria das crianças não sabem a diferença entre um quati e uma cotia, mas todos conhecem Frozen e sabem quem é Ana e quem é Elsa. A marac preza pela educação ambiental.
Agenda
1; de outubro (quinta-feira)
15h Abertura CFW Business
16h DuCa, Sandra Lima e Ivson Samabourque
17h Vento Radical e Menina Palito
18h Oui Mimi, por Mirella Righini
19h Afrikanus
20h Guilda
21h Désirée
2 de outubro (sexta-feira)
15h Abertura CFW Business
16h Suika e Je suis Petite
17h Minhocco e Bla Blau
18h Difuzi e OXGN
19h Mimos e Fulanitas de Tal
20h Romildo Nascimento
21h Apoena