Revista

Festa em três dias

Panetone, peru, árvore, pisca-pisca... Uma festa clássica de Natal tem muitos detalhes. Se você dispõe de pouco tempo para pensar em tudo, não se desespere: a Revista ajuda!

Gláucia Chaves
postado em 20/12/2015 08:00

Por mais antecedência que se tenha, nem sempre as coisas saem conforme o planejado. Se algo aconteceu e a festa de Natal deste ano depende de você, tenha calma. Separamos alguns serviços que o ajudarão a colocar tudo em ordem. Se você tem até três dias para enfeitar a casa, organizar os presentes e elaborar um cardápio, já pode se animar!

Para o decorador Nardim Júnior, a primeira providência é pensar na decoração e na ceia. "Só depois de se programar é que se vai às compras", reforça. Relacionar o que entrará no cardápio, onde encontrar os ingredientes e como será a arrumação da mesa devem ser as principais preocupações, segundo Nardim. "Se a pessoa se organizar, consegue montar rapidamente uma festa." Pesquisar ideias na internet ajuda: com referências, ganha-se em objetividade.

Rosana Silva, decoradora e autora do site Simples Decoração, aposta no descomplicado. "O clima da casa deve estar bom. Uma casa limpa e cheirosa já é uma coisa fantástica, com um enfeitinho na entrada ou algo qualquer que dê boas-vindas, que mostre que a pessoa está satisfeita em receber as pessoas", ensina. "Isso dá para fazer de diversas formas: com um desenho na parede, um quadro." Outra mudança acessível é trocar as capas das almofadas. "Mais que decoração, é preciso estar disposto a receber bem, ainda mais em tempos tão difíceis", opina. "A partir do espírito de esperança, de união, você consegue criar. Tudo começa pela disposição."

"Se a pessoa tirar uma manhã ou uma tarde, é possível reunir todo o material que se tem e pensar no que fazer", pondera a arquiteta e decoradora Silvana Andrade. "Em tempos de crise, é preciso ser muito criativo e tirar partido disso." Um galho seco e uma vela, por exemplo, podem se transformar nos reis da festa. "O Natal é mágico. Acredito que tudo feito com bom humor fica bonito."

%u3000
Vamos começar?%u3000

* O primeiro passo é verificar quantas pessoas comparecerão. Há lugar para todos? Há talheres e pratos suficientes?

* Organize-se: definida a quantidade de convidados, é momento de calcular as quantidades de comida e de bebida.

* Pensar no cardápio antes de ir às compras é essencial. Em tempos de dinheiro curto, desperdiçar alimentos está fora de cogitação!

* Otimize seu tempo: direcione suas atenções em soluções simples e fáceis. Confira a despensa para não comprar itens repetidos.

* Use a internet a seu favor. É possível encontrar referências nas redes sociais, além de incontáveis tutoriais de como fazer enfeites.

Fontes: Silvana Andrade, Antonia Palhares, Rosana Silva e Nardim Júnior


A mesa

* Galho seco, bolinhas de Natal antigas, canutilhos, cristais e cola quente: a mesa preparada pela decoradora Silvana Andrade prova que capricho é tudo. "Coloquei também tules e laços para personalizar, para ficar diferente e, ao mesmo tempo, usar o que já tinha, sem precisar comprar coisas novas." Vidros com sal grosso e velas pintadas com tinta spray metalizada são alternativas para compor a mesa. O pisca-pisca dá o toque final.

* Para a decoradora Rosana Silva, do site Simples Decoração, a decoração da mesa precisa ser natural e simples. "Uma toalha com cor não muito forte e alimentos com detalhes em vermelho e verde já embelezam", reforça.

* Na mesa da arquiteta Gislaine Garonce, os castiçais são taças es argolas dos guardanapos, enfeites natalinos. O charme fica por conta dos bonequinhos de pelúcia.

* Na mesa montada pela arquiteta Antonia Palhares, os guardanapos em verde, roxo, azul, branco e vermelho fogem do lugar-comum.

* Estrelas pintadas com tinta spray e um cacho de bananeira seca, como na mesa montada pela arquiteta Silvana Andrade, são suficientes para transmitir charme e elegância.


Casa bem-vestida
%u3000

* Receber pessoas em casa significa caprichar na decoração. Se você faz o estilo old school e guarda cartões de Natal de anos anteriores, dá para criar um cantinho natalino express. Escolha um local de destaque na sala e organize os cartões, em pé ou dentro de porta-retratos. Para dar mais destaque, use um pisca-pisca ou velas (protegidas, para não correr o risco de atear fogo) entre as imagens.

* Sabe aquela bandeja e taças reservadas apenas para ocasiões especiais? Tire a poeira, disponha tudo em uma mesinha ou no aparador e voilà!

* Enfeites de outros natais, brindes que remetam ao feriado, velas ou o que mais a criatividade mandar: com uma ou duas camadas de tinta spray, tudo pode ganhar cara nova!

* Na mesa de canto montada pela arquiteta Antonia Palhares, a ideia foi colocar bolas de Natal em recipientes de vidro. Bonecos do Papai Noel completam o cenário.

* Velas são essenciais na decoração de Natal. A iluminação delicada transmite aconchego e dá o tom intimista da festa. Em cima da mesa principal, na mesinha de centro ou perto da janela, perfumadas, enfeitadas com laços ou pintadas com tinta spray ; quem manda é a criatividade. "A meia-luz é linda, elegante e barata", reforça o decorador Nardim Júnior.

Para incrementar a decoração, a ideia da arquiteta Antonia Palhares é colocá-las dentro de copos. Vale tudo: copo enfeitado, liso, de pinga ou mesmo os mais altos caem bem.

* Como criatividade é a palavra de ordem, vale incluir as crianças na brincadeira. "Dá para pedir para os filhos desenharem coisas sobre o Natal e, depois, pendurar os desenhos em um pequeno varal na parede, com pregadores coloridos", sugere Rosana Silva, decoradora.

* Busque inspiração na natureza: pinhas são ótimas opções para uma decoração rápida e barata. A vantagem é que não é preciso enfeitá-las, já que são naturalmente belas e "natalinas". "É possível envernizar com spray, mas não é necessário", completa Nardim Júnior. Na foto, a arquiteta e decoradora Silvana Andrade usou a pinha para dar o toque final à decoração da mesa do bolo.

No detalhe da decoração da arquiteta Antonia Palhares, a pinha contracena com velas e enfeites natalinos.


* Flores também são enfeites fáceis de serem encontrados e que fazem a diferença na ambientação. A flor tradicional da festa, segundo o decorador Nardim Júnior, é o bico de papagaio. Troncos e galhos, por exemplo, ganham vida quando combinados com pisca-pisca e laços. "Em uma floricultura, a pessoa pode comprar o bico de papagaio vermelho e espalhar em vários vasos", sugere o profissional.

* Pequenos arranjos de plantas são fáceis de serem encontrados ou feitos em casa. Na mesa de canto montada pela arquiteta Antonia Palhares, os vasinhos foram pintados de branco e finalizados com um laço vermelho.


* Potes, vasilhas e taças podem ser ótimos coringas da decoração rápida. Uma ideia é colocar doces, pisca-pisca ou bolas de Natal dentro dos recipientes. Outra opção é transformar taças em suportes: vire-as de cabeça para baixo e apoie uma bandeja com nozes em cima, por exemplo. Na sugestão da arquiteta Gislaine Garonce, a taça se transformou em um porta-vela enfeitado na base. "A vela foi colada no fundo da taça e virou um minicastiçal", completa.

* Potes pequenos, encontrados no supermercado, servem como vasos de plantas. Nardim Júnior dá a dica: eles podem ser encapados, enfeitados com um laço vermelho ou mesmo pintados com tinta spray.

A árvore

* Na sua casa tem alguma planta? Tem pisca-pisca? Se a resposta para as duas perguntas for "sim", junte os dois e você já tem uma árvore de Natal!

* Se o espaço para a árvore ou mesmo uma planta é pouco, uma alternativa é desenhar o ícone do Natal. Mas não é preciso riscar ou manchar a parede! Desenhar a silhueta da árvore com pisca-pisca, por exemplo, é uma opção rápida e charmosa.

* Dar cara nova a antigos enfeites natalinos é mais fácil do que parece. Vale colar cristais ou correntinhas de papel colorido nas bolas de Natal desgastadas pelo tempo. "O importante é colorir a casa", aconselha a decoradora Rosana Silva, do site Simples Decoração.

Não subestime a beleza dos galhos secos! Na sugestão da arquiteta e decoradora Silvana Andrade, as árvores de Natal foram montadas a partir de galhos encontrados na rua.



* Já pensou em adquirir pequenos pinheiros naturais? "São lindos e existem em vários tamanhos. Para enfeitar, basta colocar algumas microlâmpadas", ensina o decorador Nardim Júnior.

* Para o vaso da árvore, Nardim Júnior sugere um cachepô enfeitado com uma fita larga. "Dá para fazer um laço grande e bonito. Depois, basta colocar os presentes em volta."

* Um arranjo na mesa de centro ou mesmo em mesinhas laterais também pode fazer as vezes de árvore. "Tudo dá para ser adaptado", ensina a arquiteta Silvana Andrade.

* "Uma caixa de poá, outra lisa, com estampas variadas e cores como branco, dourado, verde e vermelho. Só isso já faz uma bela decoração da base da árvore", ensina Silvana Andrade.

%u3000

Para servir

* Uma ideia de entrada divertida, de acordo com a decoradora Rosana Silva, é cortar fatias de queijo em formato de triângulo, empilhá-las em um palito e finalizar com uma azeitona, no papel de estrela da árvore.

* Para o fim da festa, uma boa ideia de lembrancinha é fazer bolos no pote. Basta alternar camadas de bolo pronto com brigadeiro, por exemplo, em um pote enfeitado com um laço.

* Biscoitos têm tudo a ver com o clima natalino! Depois de assados, basta colocá-los em saquinhos plásticos e fechar o pacote com um laço de fita. Se você não tem muita intimidade com o fogão, é possível encomendar os biscoitos prontos e acomodá-los dentro dos saquinhos, como na sugestão da arquiteta e decoradora Silvana Andrade.

%u3000

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação