Jornal Correio Braziliense

Revista

Na passarela, eles

A semana de moda de São Paulo apresentou as tendências das coleções masculinas para a próxima estação. Estilistas vestiram um homem moderno, ousado e muito sensual

A última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW) contou com mais desfiles de grifes masculinas do que no passado. A crise econômica vivida pelo país causou a debandada de algumas marcas, o que deu espaço para que novos estilistas ousassem mais, e para que nomes já consolidados no mercado da moda, como Amir Slama, se repaginassem, inclusive na moda praia.

Umas das apostas muito exploradas foi a proposta "agender" ou "no gender", ou seja, looks andróginos, que podem ser usados tanto por homens quanto por mulheres. Calças, camisas e camisetas, capas,casacos e tênis estão entre as peças apresentadas nas passarelas .

Ainda na onda dos looks sem gênero, uma das tendências exploradas pelos estilistas europeus há algum tempo começa a ganhar espaço no Brasil: a saia masculina. Enquanto algumas marcas brasileiras começaram devagar, desenhando em calças largas com movimento, causando o efeito que lembra uma saia, outras mergulharam sem medo na aposta. Artistas como o ator Bruno Gagliasso incorporaram a peça no guarda-roupa.


Assim como na moda feminina, os conjuntos vieram com tudo nas passarelas masculinas, com calças ou shorts, camisas ou camisetas. Aliás, os shorts estão curtíssimos nesta estação. As calças estão mais curtas, na altura do tornozelo.

A mistura entre o streetwear e o elegante também marcou presença nos desfiles masculinos.

Na moda praia, duas tendências se destacaram: as sungas no estilo boxer, e as mais ousadas e bem cavadas. Uma coisa é certa, as mulheres adoraram as menores. Detalhes como recortes e vazados nas laterais também deixaram as peças mais modernas.