Revista

Looks atemporais marcam passarelas do defile do Rio Moda Rio

Saias midi, plataformas fechadas, cintura marcada e decotes generosos nas costas chamaram atenção no desfile

Ailim Cabral
postado em 17/06/2016 17:06
Saias midi, plataformas fechadas, cintura marcada e decotes generosos nas costas chamaram atenção no desfile

O primeiro desfile do Rio Moda Rio na última quinta-feira (16/6) foi no Museu de Arte do Rio, com vista para a Praça Mauá, Museu do Amanhã e para o mar, o que empolgou os convidados que assistiram à apresentação da coleção da Maria Filó.

Comemorando os 18 anos da marca, Roberta Ribeiro e sua equipe apresentaram 18 estampas em looks femininos, totalmente conversíveis das passarelas para as ruas e com a renda e o tricô característicos da Maria Filó.

Saias midi, plataformas fechadas, cintura marcada e decotes generosos nas costas chamaram atenção. As estampas florais e românticas dominaram as peças. As transparências, vistas em quase todos os desfiles, apareceram discretas, trazendo um tom de sensualidade.

Em seguida, de volta ao Píer Mauá, foi a vez de Mara Mac surpreender. Com um desfile equilibrado entre o conceitual e o comercial, apostou na proposta cultural prometida no Rio Moda Rio.

As peças foram inspiradas nos oceanos, no fundo do mar e na areia das praias. Vieram em tons de azul, verde e matizes terrosas. Vieram fluidos, cheios de transparências e caudas longas.

As modelos desfilaram os looks em uma passarela coberta de folhas secas, ao som de uma mensagem na qual foram apresentados diversos dados da sociedade moderna. Quantos e-mails são enviados por dia, quantos celulares são produzidos por dia, quantos carros são vendidos foram algumas das informações colocadas lado a lado com estatísticas relacionadas à fome no mundo e mortes ocasionadas pelas mazelas da sociedade atual, como a miséria.

Saias midi, plataformas fechadas, cintura marcada e decotes generosos nas costas chamaram atenção no desfile

Em um dia de grifes comandadas por mulheres poderosas, Isabela Capeto apresentou sua coleção logo após Mara Mac. No São Paulo Fashion Week, a estilista trouxe uma proposta inspirada no filme Alice Através do Espelho e trabalhou com o conceito de tempo.

O tempo também apareceu como tema das peças desfiladas no Rio Moda Rio. De acordo com a estilista, as roupas são atemporais e o tempo que ela leva na criação de suas peças está relacionado à qualidade do trabalho apresentado.

Os brilhos, as aplicações e o tule dão um ar de fantasia para os vestidos. A maioria com a cintura marcada e com as costas em evidência. Com um ar mais despojado, as peças jeans com bordados divertidos como bocas e arco-íris fizeram sucesso apresentadas junto aos vestidos mais formais.

O desfile de Andrea Marques foi uma ode à cidade do Rio de Janeiro. Estampas inspiradas nos calçadões e nos pássaros cariocas coloriram vestidos e macacões soltos no corpo, mas com a cintura marcada. A pantalona e as túnicas ajudaram na sensação de fluidez que a coleção trouxe.Plumas e flores em aplicações deram o tom mais romântico.

Encerrando um line-up todo comandado por mulheres, Alessa divertiu os convidados com um desfile animado ao som de hits de Rita Lee. O tom descontraído fazia o contraponto às estampas clássicas inspiradas papéis de parede de William Morris, do movimento Art Nouveau.

A combinação entre o tradicional e o moderno também foi flagrada nos hoodies, casaquinhos mais leves que imitam a modelagem do moletom. Com capaz e estilo de rua, os recortes cool ganharam ares sofisticados com a estamparia clássica.

Tênis, pochetes, guarda-chuvas e mochilas também entraram no universo da Art Nouveau. Vestidos longos com caudas esvoaçantes e saias cheias de movimento apareceram aos montes no penúltimo dia de desfiles.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação