Revista

Drinques e aperitivos: combinação perfeita!

Um bar e restaurante da Asa Sul investe em drinques que harmonizam com a refeição de forma surpreendente e original

postado em 20/07/2016 11:00

Se tem uma vantagem em envelhecer é o quanto lapidamos nossos gostos. O fast-food fica pra trás; a gente entende por que vale a pena pagar mais caro por certos queijos; no caso das bebidas alcoólicas, percebemos que quantidade e qualidade são termos que fazem total diferença no dia seguinte.

Isso é fato no que se refere a drinques. Durante a faculdade, eu os encarava com uma insolência típica de quem é jovem demais para entender as nuances das misturas. Hoje, não apenas sou fã deles como percebo que, mesmo nas combinações mais elaboradas, eles oferecem possibilidades de harmonização que deixam tanto o prato quando a bebida mais gostosos.

Henrique Lima, do Mercadito, voltou de uma viagem a Nova York com essa ideia na cabeça. Tanto que, quando abriu seu restaurante, quis focar em aperitivos que pudessem ser partilhados enquanto os comensais tomassem seus drinques. "A ideia não foi, necessariamente, criar harmonizações, mas oferecer opções que as pessoas dividissem", revela.

A iniciativa deu certo. Ele garante que, hoje, os drinques saem mais do que as cervejas, inclusive entre os homens, que têm perdido a impressão machista de que essas bebidas são apenas para mulheres. "Eles viram que isso não existe. Além disso, perceberam que os drinques são melhores para socializar", garante. Os pratos indicados para acompanhar seguem uma linha que permite um casamento de sabores sempre vasto.

Ele diz que deixa a escolha final, claro, para os clientes, mas que está sempre por lá para oferecer uma consultoria. "Temos nossa carta exclusiva de gins, nossos drinques exclusivos ; que são mais elaborados e criativos ; e opções para partilhar", explica. Quem quiser começar hoje, já tem duas receitas do que comer junto. Assim, dá para celebrar por dois motivos: por ainda sermos jovens a ponto de nos animarmos para um drinque no domingo ; e com idade suficiente para saber que eles merecem ser bem acompanhados.

Shot tex mex com camarão

Um bar e restaurante da Asa Sul investe em drinques que harmonizam com a refeição de forma surpreendente e original

Ingredientes

Para a guacamole

2 abacates descascados e batidos na faca
Suco de 2 limões-sicilianos
1 colher de chá de sal
1 xícara de cebola-roxa em cubos
2 tomates pequenos sem semente picados em cubinhos
2 colheres de sopa de coentro fresco
1 colher de chá de alho picado
1 pimenta-dedo-de moça picadinha sem as sementes
1 pitada de pimenta-do-reino
1 cebolette picada

Modo de preparo
Em uma tigela média, junte os abacates picados finamente na faca, o suco do limão e o sal. Adicione a cebola, o tomate, o coentro, a dedo-de-moça e o alho. Mexa delicadamente. Acrescente a pimenta-do-reino. Leve à geladeira por 1 hora para aprimorar o sabor. Em uma travessa, coloque a guacamole no centro e salpique a cebolette. Enfeite com uma pimenta-dedo-de-moça.

Para o sour cream
125ml de creme de leite fresco
2 limões-tahiti
Sal a gosto

Modo de preparo
Deixe o creme de leite gelar bastante. Tire raspas dos limões e, depois, retire o suco. Reserve. Bata o creme de leite até o ponto de chantili; junte o suco dos limões aos poucos. Acrescente o sal e as raspas. Mantenha gelado até servir.

Para o camarão salteado
200g de camarões médios limpos
1 dente alho batido
Coentro picadinho
Cebolette ou cebolinha francesa batida
Azeite temperado com páprica picante
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Um bar e restaurante da Asa Sul investe em drinques que harmonizam com a refeição de forma surpreendente e originalModo de preparo
Limpe os camarões e tempere-os com alho, pimenta-do-reino e sal. Reserve. Aqueça o azeite já temperado com páprica picante e doure os camarões. Deslique o fogo e salteie com cebolinha e coento.

Montagem do shot
Em uma taça tipo marguerita, coloque o guacamole. Distribua de 3 a 4 camarões por cima e cubra com o sour cream. Salpique a cebolette para enfeitar.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 2h

Acompanha o drinque Moscow Mule: vodca, suco de limão, xarope de açúcar e espuma de gengibre

Serviço
Mercadito
Endereço: CLS 202, Bloco B, Loja 34. Telefone: 3536-2927

Leia mais na edição n; 583 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação