Jornal Correio Braziliense

Revista

Chás diferentes animam os noivos antes do casamento

As festas pré-nupciais estão cada vez mais diversificadas. Mais do que um pretexto para equipar a casa, elas reforçam os laços entre os noivos e seus amigos

O matrimônio carrega consigo uma série de hábitos e celebrações que envolvem os noivos até o momento da troca de alianças. As festas pré-nupciais passam por um momento de revalorização, com variações que vão além do chá de panela e da despedida de solteiro. Hoje, os noivos podem optar pelo chá de literatura, no qual ganham livros, pela chá de barnela, mistura entre o chá bar e o chá de panela e até por um chá viagem, no qual o casal costuma se separar por alguns dias enquanto cada um curte uma temporada em uma cidade diferente com os melhores amigos.

As madrinhas e padrinhos ainda mantêm a tradição de organizar o chá, independentemente do estilo, mas cada vez mais os noivos se envolvem e acabam organizando o próprio evento, a depender do tipo de presente que querem ganhar dos amigos.

Andrezza Souza, 22 anos, por exemplo, mora com o noivo, Wambert Nunes de Carvalho, 25, há mais de um ano. O casal tem uma filha de 2 anos. O fato de já viverem em união estável não os desestimulou. Andrezza revela que não queria perder a tradição e que sempre sonhou em se vestir de noiva e viver esse momento especial. Como a assistente de coordenação e o analista fiscal não precisam dos presentes comumente dados nos chás de panela, as amigas dela encorajaram uma alternativa mais apimentada, com lingerie e itens de sex shop.

"Foi tudo surpresa, elas só pediram para eu vestir branco e um arquinho de véu. Quando cheguei ao endereço, elas me receberam na frente da loja com tequila e espumante. Foi incrível", recorda a jovem. No local da festa, madrinhas e convidadas compraram diversos presentes para Andrezza. "Foi bem legal e melhor que um chá de panela, porque eu e o Wambert já temos nossa casa toda montadinha", explica.

A tendência é confirmada pelo cerimonialista Daniel Azevedo. Segundo ele, é cada vez mais comum as noivas investirem em produtos voltados para a lua de mel ou para a vida íntima do casal. "O chá bar também: é perfeito para casais que gostam de fugir um pouco das tradições e realizar esse momento juntos", acrescenta. Nesses casos, a despedida de solteiro é um opcional. "Os amigos dele me falaram que vão jogar pôquer. Espero que seja só isso mesmo", brinca Andrezza.
Grandes comemorações

Além dos novos tipos de chá, o aumento no tamanho e na organização dos eventos é tendência. O cerimonialista César Serra conta que muitos noivos optam pela despedida de solteiro em conjunto. "Os casais têm feito grandes festas, para cerca de 300 convidados, e misturam tudo: coisas para a casa, bar, lingerie. Depende só deles", afirma. Ao fazer um festão, os noivos abrem mão de outros eventos e conseguem unir amigos e família. Além do aspecto financeiro, isso alivia um pouco a responsabilidade de madrinhas e padrinhos.

Os especialistas em eventos acreditam que as tendências estão mudando por uma própria mudança de comportamento na sociedade. Os noivos buscam festas que se adequem mais à realidade, não apenas no que se refere a presentes, mas também com relação aos desejos característicos da vida a dois. Cada vez mais, madrinhas e padrinhos se misturam em uma única festa, sem a tradicional separação entre homens e mulheres que marcava os eventos pré-casamento no passado.
Para brindar a dois

A consultora Kalinka Carvalho, especializada em organização pessoal, residencial e eventos, acredita que o chá de panela ainda é o preferido das noivas, mas que, nos últimos anos, o chá bar tem crescido muito. "Essa popularização acontece por dois motivos: economia e pelo enfraquecimento da divisão entre ;coisas de homem e coisas de mulher; ; os objetos de cozinha não são para a mulher, mas, sim, para o casal", analisa.

No chá bar, os noivos costumam ganhar presentes voltados para montar o bar da casa. Em geral, são garrafas de vinho, copos, taças, acessórios de coquetelaria, entre outros. Às vezes, os mimos não se limitam ao universo do bar e incluem peças de decoração e outros objetos que os nubentes desejem colocar na lista.


A decoração do chá bar costuma ter um tema que norteia toda a festa, desde as lembrancinhas até a música, mas depende muito do gosto dos noivos. A empresária Catherine Rocha de Miranda Aviz, 27 anos, e seu noivo, o servidor público Rafael Barbosa Chagas, 30, optaram por uma festa com a temática "maçã do amor". O vermelho e o verde foram as cores predominantes. Além disso, havia pequenas maçãs no bolo e doces temáticos. A animação ficou por conta de uma apresentação de drag queens.

Catherine conta que ela e o noivo consideraram fazer um chá de lingerie e uma despedida de solteiro, mas a correria e a vontade de reunir os amigos e a família fizeram com que optassem pelo novo formato. O tipo de presente também interferiu no momento da decisão. Por mais que a ideia de ganhar camisolas fosse tentadora, Catherine disse que o casal pensou na praticidade. "Ganhamos coisas que vão ser mais úteis no nosso dia a dia", explica. "Além disso, estamos tão acostumados a ficar juntos que não íamos querer ter festas separadas", completa Rafael.

Para a noiva, a festa foi também uma espécie de ensaio para o casamento. "Tentamos dar atenção para todo mundo, ficar juntos e ainda curtir a festa", explica. O chá foi escolhido pelos noivos, mas organizado pelas padrinhos e pelas madrinhas. Com uma única festa, os amigos tiveram menos trabalho e gastaram menos. Os presentes desejados pelos noivos estavam em uma lista no site criado para o casamento. Além de itens para o bar da casa nova, pediram itens de uso diário. "Vasos, jarras, copos e aparelho de fondue foram algumas das opções", enumera Rafael. No fim das contas, foi um chá de barnela ; meio-termo entre bar e panela.

Juntos há quatro anos e noivos há um, Catherine e Rafael não se arrependem da escolha: casam-se em 6 de agosto e já estão com o apartamento praticamente pronto para a grande mudança.

Escolha o seu tipo

Chá de panela
O chá de panela surgiu com o objetivo de ajudar os noivos a compor a casa nova com itens de uso diário e que não seriam presentes apropriados para o casamento.

Em geral, somente mulheres são convidadas. Refrigerantes, sucos, salgadinhos e sanduíches são o cardápio mais comum, mas as madrinhas têm liberdade para inovar. Não raramente, há brincadeiras com a noiva.

Opções de presente
Panos de prato
Xícaras
Assadeira
Avental
Tábua de cozinha
Ralador
Talheres de dia a dia

Chá bar
Surgiu para diversificar os tipos de presente e unir homens e mulheres em um único evento. A decoração costuma ter a temática de boteco, assim como o cardápio, mas o casal, os padrinhos e as madrinhas podem escolher qualquer tema relacionado ao estilo do casal.

Opções de presente
Abridor de latas
Abridor de garrafas
Avental
Balde e pegador de gelo
Balde para garrafas
Bebidas de todos os tipos
Canecas de cerveja
Colher para coquetel
Conjunto para caipirinha
Cooler

Chá de lingerie
Celebração apenas para a noiva e convidadas mulheres, pode ser mesclada com uma festa de despedida de solteira. A decoração costuma ser sensual. Muitas lojas de lingerie e sex shops têm espaços separados para receber esse tipo de evento.

Opções de presente
Lingerie
Camisolas
Objetos eróticos

Chá de barnela
Uma mistura entre o chá de panela e o chá bar. Também costuma ser feito com homens e mulheres juntos. Os presentes incluem itens de bar e de cozinha.
Versões menos comuns

Chá de literatura
O casal recebe de presente livros e objetos relacionados à leitura.

Cine chá
O casal é presenteado com DVDs de filmes e vale-ingressos.

Chá de banheiro
Artigos para o banheiro, como toalhas, saboneteiras e espelhos, entre outros.

Chá de caldeirão
Costuma ser feito por casais que moram juntos e têm a casa montada. Os amigos presenteiam com mantimentos e itens para a despensa.

Chá profissional
Os noivos ganham itens que remetem às suas profissões.

Chá de beleza/spa
A noiva e as amigas têm um dia dedicado a tratamentos de beleza, seja em casa, seja em spas e salões de beleza.

Chá relógio
O casal recebe presentes para a casa toda, mas cada grupo de amigos leva itens relacionados aos períodos do dia.

Chá viagem
Juntos ou separados, os noivos viajam com os amigos mais próximos antes do casamento.