Revista

Chás diferentes animam os noivos antes do casamento

As festas pré-nupciais estão cada vez mais diversificadas. Mais do que um pretexto para equipar a casa, elas reforçam os laços entre os noivos e seus amigos

Ailim Cabral
postado em 28/07/2016 20:00
As amigas de Andrezza Souza organizaram um chá de lingerie para ela: presente sob medida
O matrimônio carrega consigo uma série de hábitos e celebrações que envolvem os noivos até o momento da troca de alianças. As festas pré-nupciais passam por um momento de revalorização, com variações que vão além do chá de panela e da despedida de solteiro. Hoje, os noivos podem optar pelo chá de literatura, no qual ganham livros, pela chá de barnela, mistura entre o chá bar e o chá de panela e até por um chá viagem, no qual o casal costuma se separar por alguns dias enquanto cada um curte uma temporada em uma cidade diferente com os melhores amigos.

As madrinhas e padrinhos ainda mantêm a tradição de organizar o chá, independentemente do estilo, mas cada vez mais os noivos se envolvem e acabam organizando o próprio evento, a depender do tipo de presente que querem ganhar dos amigos.

Andrezza Souza, 22 anos, por exemplo, mora com o noivo, Wambert Nunes de Carvalho, 25, há mais de um ano. O casal tem uma filha de 2 anos. O fato de já viverem em união estável não os desestimulou. Andrezza revela que não queria perder a tradição e que sempre sonhou em se vestir de noiva e viver esse momento especial. Como a assistente de coordenação e o analista fiscal não precisam dos presentes comumente dados nos chás de panela, as amigas dela encorajaram uma alternativa mais apimentada, com lingerie e itens de sex shop.

"Foi tudo surpresa, elas só pediram para eu vestir branco e um arquinho de véu. Quando cheguei ao endereço, elas me receberam na frente da loja com tequila e espumante. Foi incrível", recorda a jovem. No local da festa, madrinhas e convidadas compraram diversos presentes para Andrezza. "Foi bem legal e melhor que um chá de panela, porque eu e o Wambert já temos nossa casa toda montadinha", explica.

A tendência é confirmada pelo cerimonialista Daniel Azevedo. Segundo ele, é cada vez mais comum as noivas investirem em produtos voltados para a lua de mel ou para a vida íntima do casal. "O chá bar também: é perfeito para casais que gostam de fugir um pouco das tradições e realizar esse momento juntos", acrescenta. Nesses casos, a despedida de solteiro é um opcional. "Os amigos dele me falaram que vão jogar pôquer. Espero que seja só isso mesmo", brinca Andrezza.
Andrezza e alguns dos presentes que a noiva ganhouGrandes comemorações

Além dos novos tipos de chá, o aumento no tamanho e na organização dos eventos é tendência. O cerimonialista César Serra conta que muitos noivos optam pela despedida de solteiro em conjunto. "Os casais têm feito grandes festas, para cerca de 300 convidados, e misturam tudo: coisas para a casa, bar, lingerie. Depende só deles", afirma. Ao fazer um festão, os noivos abrem mão de outros eventos e conseguem unir amigos e família. Além do aspecto financeiro, isso alivia um pouco a responsabilidade de madrinhas e padrinhos.

Os especialistas em eventos acreditam que as tendências estão mudando por uma própria mudança de comportamento na sociedade. Os noivos buscam festas que se adequem mais à realidade, não apenas no que se refere a presentes, mas também com relação aos desejos característicos da vida a dois. Cada vez mais, madrinhas e padrinhos se misturam em uma única festa, sem a tradicional separação entre homens e mulheres que marcava os eventos pré-casamento no passado.
Para brindar a dois

A consultora Kalinka Carvalho, especializada em organização pessoal, residencial e eventos, acredita que o chá de panela ainda é o preferido das noivas, mas que, nos últimos anos, o chá bar tem crescido muito. "Essa popularização acontece por dois motivos: economia e pelo enfraquecimento da divisão entre ;coisas de homem e coisas de mulher; ; os objetos de cozinha não são para a mulher, mas, sim, para o casal", analisa.

No chá bar, os noivos costumam ganhar presentes voltados para montar o bar da casa. Em geral, são garrafas de vinho, copos, taças, acessórios de coquetelaria, entre outros. Às vezes, os mimos não se limitam ao universo do bar e incluem peças de decoração e outros objetos que os nubentes desejem colocar na lista.
As festas pré-nupciais estão cada vez mais diversificadas. Mais do que um pretexto para equipar a casa, elas reforçam os laços entre os noivos e seus amigos

A decoração do chá bar costuma ter um tema que norteia toda a festa, desde as lembrancinhas até a música, mas depende muito do gosto dos noivos. A empresária Catherine Rocha de Miranda Aviz, 27 anos, e seu noivo, o servidor público Rafael Barbosa Chagas, 30, optaram por uma festa com a temática "maçã do amor". O vermelho e o verde foram as cores predominantes. Além disso, havia pequenas maçãs no bolo e doces temáticos. A animação ficou por conta de uma apresentação de drag queens.

Catherine conta que ela e o noivo consideraram fazer um chá de lingerie e uma despedida de solteiro, mas a correria e a vontade de reunir os amigos e a família fizeram com que optassem pelo novo formato. O tipo de presente também interferiu no momento da decisão. Por mais que a ideia de ganhar camisolas fosse tentadora, Catherine disse que o casal pensou na praticidade. "Ganhamos coisas que vão ser mais úteis no nosso dia a dia", explica. "Além disso, estamos tão acostumados a ficar juntos que não íamos querer ter festas separadas", completa Rafael.

Para a noiva, a festa foi também uma espécie de ensaio para o casamento. "Tentamos dar atenção para todo mundo, ficar juntos e ainda curtir a festa", explica. O chá foi escolhido pelos noivos, mas organizado pelas padrinhos e pelas madrinhas. Com uma única festa, os amigos tiveram menos trabalho e gastaram menos. Os presentes desejados pelos noivos estavam em uma lista no site criado para o casamento. Além de itens para o bar da casa nova, pediram itens de uso diário. "Vasos, jarras, copos e aparelho de fondue foram algumas das opções", enumera Rafael. No fim das contas, foi um chá de barnela ; meio-termo entre bar e panela.

Juntos há quatro anos e noivos há um, Catherine e Rafael não se arrependem da escolha: casam-se em 6 de agosto e já estão com o apartamento praticamente pronto para a grande mudança.

Catherine Rocha de Miranda Aviz e o marido, Rafael Barbosa Chagas, preferiram a praticidade de um chá barEscolha o seu tipo

Chá de panela
O chá de panela surgiu com o objetivo de ajudar os noivos a compor a casa nova com itens de uso diário e que não seriam presentes apropriados para o casamento.

Em geral, somente mulheres são convidadas. Refrigerantes, sucos, salgadinhos e sanduíches são o cardápio mais comum, mas as madrinhas têm liberdade para inovar. Não raramente, há brincadeiras com a noiva.

Opções de presente
Panos de prato
Xícaras
Assadeira
Avental
Tábua de cozinha
Ralador
Talheres de dia a dia

Chá bar
Surgiu para diversificar os tipos de presente e unir homens e mulheres em um único evento. A decoração costuma ter a temática de boteco, assim como o cardápio, mas o casal, os padrinhos e as madrinhas podem escolher qualquer tema relacionado ao estilo do casal.

Opções de presente
Abridor de latas
Abridor de garrafas
Avental
Balde e pegador de gelo
Balde para garrafas
Bebidas de todos os tipos
Canecas de cerveja
Colher para coquetel
Conjunto para caipirinha
Cooler

Chá de lingerie
Celebração apenas para a noiva e convidadas mulheres, pode ser mesclada com uma festa de despedida de solteira. A decoração costuma ser sensual. Muitas lojas de lingerie e sex shops têm espaços separados para receber esse tipo de evento.

Opções de presente
Lingerie
Camisolas
Objetos eróticos

Chá de barnela
Uma mistura entre o chá de panela e o chá bar. Também costuma ser feito com homens e mulheres juntos. Os presentes incluem itens de bar e de cozinha.
Versões menos comuns

As festas pré-nupciais estão cada vez mais diversificadas. Mais do que um pretexto para equipar a casa, elas reforçam os laços entre os noivos e seus amigosChá de literatura
O casal recebe de presente livros e objetos relacionados à leitura.

Cine chá
O casal é presenteado com DVDs de filmes e vale-ingressos.

Chá de banheiro
Artigos para o banheiro, como toalhas, saboneteiras e espelhos, entre outros.

Chá de caldeirão
Costuma ser feito por casais que moram juntos e têm a casa montada. Os amigos presenteiam com mantimentos e itens para a despensa.

Chá profissional
Os noivos ganham itens que remetem às suas profissões.

Chá de beleza/spa
A noiva e as amigas têm um dia dedicado a tratamentos de beleza, seja em casa, seja em spas e salões de beleza.

Chá relógio
O casal recebe presentes para a casa toda, mas cada grupo de amigos leva itens relacionados aos períodos do dia.

Chá viagem
Juntos ou separados, os noivos viajam com os amigos mais próximos antes do casamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação