Revista

As cores de Brasília

Marcelo Ferrera
postado em 04/09/2016 08:00
Vitrais, vidros coloridos que se destacam em meio ao concreto das cidades. De várias cores e formas, eles encantam e dão asas à imaginação. É uma arte usada nas representações históricas bíblicas, que, com o tempo, foram introduzidas em outros ambientes como forma de decoração. Surgiram na Europa do século 10, nas igrejas francesas, inglesas e alemãs. Tinham como objetivo ilustrar cenas religiosas, fazendo uma narrativa de fatos históricos por meio de figuras. As cores dos vidros e as luzes que vêm de fora do ambiente são os elementos principais para realçar as formas dos desenhos.

Os vitrais estão presentes por toda parte de Brasília e das cidades satélites. Seja nas igrejas, seja em monumentos, esta arte tão bonita colore a vida dos brasilienses. Os mais conhecidos são os da Catedral Metropolitana de Brasília, projetados por Marianne Peretti, artista plástica francesa, nascida em Paris, que se destacou por ser a única mulher a integrar a equipe do arquiteto Oscar Niemeyer na construção da capital federal.

Dê um colorido a mais no seu dia e visite esta magnífica arte que embeleza várias edificações de nossas cidades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação