Revista

Sandubas do mundo

O cardápio do La Rubia Café adapta as combinações de sanduíches, preparados em diferentes países, ao gosto brasileiro. O resultado é um sucesso gastronômico

postado em 04/09/2016 08:00

O cardápio do La Rubia Café adapta as combinações de sanduíches, preparados em diferentes países, ao gosto brasileiro. O resultado é um sucesso gastronômico

Sanduíche é uma comida que define versatilidade. Pode ser extremamente simples de se preparar, consegue substituir qualquer refeição e ainda pode ganhar status de prato elaborado: basta uma atenção maior aos ingredientes. E é por isso que conseguem ser tão variados, ganhando versões que dão conta de representar vários lugares do mundo. O pessoal do La Rubia Café entendeu bem essa pegada global dos sandubas e resolveram explorar no cardápio exemplos daqueles que são a cara das ruas de grandes cidades.

A proposta foi do idealizador da casa, Marcelo Galo. Como ele está na Califórnia (inclusive, os sócios garantem que desta viagem devem surgir novidades para o menu), fui apresentado aos lanches pelos outros dois representantes da casa: Adriano Silva e Aylton Tristão. Já de cara, eles garantiram: a intenção é fazer com que os sanduíches servidos no café possam dar a sensação ao comensal de que ele está curtindo um pedacinho do país que serviu de inspiração para a combinação. "Eles foram escolhidos porque são os que mais gostamos de comer. São sanduíches que já conhecíamos e sempre provamos em nossas viagens. E, por isso, são difíceis de encontrar no Brasil", explica Adriano.

Em um primeiro momento, as influências vão de um hemisfério a outro. Duas opções foram importadas de Israel e as outras duas, dos EUA. Como eu ainda preciso caber nas minhas calças, experimentei um de cada país. E é justamente pelo inusitado de não oferecer o comum que eles conquistam. O La Rubia Hot Chicken, além de um sabor apimentado com leve dulçor, ainda se torna atrativo porque o pão, feito com tucupi, é preparado pela casa. Ou seja: o Brasil também está presente. "Nos perguntamos: o que se come no mundo? Foi assim que escolhemos o que servir", resume Aylton Tristão.

Adriano frisa que, junto com a carta de drinques para o verão, mais três sanduíches serão oferecidos. "Estamos preparando um argentino, um sul-africano e um cubano", explica. Os sócios explicam que, no começo do negócio, os petiscos eram os carros chefes, já que serviam mais gente e conseguiam uma harmonização mais intensa com as bebidas. Os sanduíches vieram suprir uma demanda de quem buscava lanches para matar a fome, justamente, para beber mais tranquilamente.

Mesmo com as adaptações necessárias para atender ao paladar brasileiro, o menu faz sucesso. "Em alguns temperos, tivemos de fazer modificações. Por exemplo, não temos o homus clássico, mas conseguimos trazer temperos e especiarias de São Paulo, e isso faz com que sejam mantidos os ingredientes certos. A recepção está ótima, principalmente dos mais apimentados", diz Adriano.


Sabich

Ingredientes:


2 fatias médias de berinjelas assadas com azeite, pimenta-do-reino e orégano

1 ovo cozido fatiado em rodelas

3 rodelas de tomate

2 rodelas de cebola roxa fatiadas

4 fatias de picles de pepino

1 folha de alface

1 folha de pão sírio

30g de homus (pasta de grão-de-bico)

15g de amba maluwa (molho de manga picante)

15g de molho tzatziki (iogurte com pepino)

1 porção de salada árabe

Modo de preparo:

Abra o pão sírio e passe o homus e a amba maluwa (molho de manga picante). Na sequência, coloque a berinjela, a cebola roxa, o tomate, o picles de pepino, a alface e o ovo. Para incrementar, acrescente um pouco da salada árabe. Sirva, à parte, a salada árabe e o molho tzatziki.

Rendimento: 1 sanduíche
Tempo de preparo: 30 minutos


Molho Tzatziki (iogurte com pepino)

Ingredientes:
1 iogurte natural
Mix de temperos (cominho, sal, pimenta-do-reino, pimenta síria e ajinomoto) a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador. Sirva à parte.
Salada árabe
Pepino, tomate-cereja e cebola roxa a gosto
Sal, azeite e vinagre a gosto

Modo de preparo:
Corte o pepino, o tomate-cereja e a cebola roxa.
Tempere com sal, azeite e vinagre. Misture bem.

Rendimento:
2 porções

Amba maluwa (molho de manga picante)

Ingredientes:

1 manga rosa
2 dentes de alho picado
2g de cebola
2g de gengibre
1g de sal
1g de pimenta-do-reino
1g de cominho
1g de pimenta síria
4g de açúcar mascavo
1g de cravo-da-índia em pó
2g de semente de coentro
1/2 limão taiti
10ml de vinagre

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador ou no processador. Sirva gelado.

Rendimento: 5 porções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação