Revista

Qua tal dar um jantar, na sua casa, preparado por chefs profissionais?

O Maloca Personal Chef prepara delícias gastronômicas para seus convidados, sem bagunça, com praticidade e sem que você deixe o conforto do lar

postado em 14/09/2016 16:30
Torrada CarbonaraBrinco com meus amigos que só ponho dentro de casa alguém em quem eu confie muito. Isso, claro, também vale para a minha cozinha. Mexer nas minhas parcas, panelas? Achar que os pratos ficam melhor na prateleira alta? Dar pitaco porque coloco granola na geladeira? Sai pra lá! Claro, tudo isso pode soar como frescura, mas cada um monta esse ambiente da forma que lhe é mais prática. Por isso, o trabalho das chefs Esther Weyl e Camila Roma, do Maloca Personal Chef, se torna ainda mais particular.

As duas oferecem seis menus para que os comensais possam ficar à vontade em casa, sem se preocupar com o que vai sair da cozinha. E o melhor: nem como ela ficará depois da degustação. "Se você chama alguém para cozinhar na sua casa é porque também quer a cozinha bem limpa no dia seguinte", garante Esther. E a preocupação não se restringe a isso. Elas contam que, mesmo com um cardápio grande, estão sempre dispostas a fazer alterações, seja para adaptar as receitas para quem tem intolerância, seja para incluir algum item que seja indispensável à comemoração. "Cada menu é bem diferente um do outro. Por exemplo, há um que é inspirado em nossas viagens, mas sempre perguntamos o que cada um prefere comer", diz Esther.

As duas são naturais de Belém, no Pará, e se conheceram durante um curso de gastronomia. Mas a formação delas começou bem antes, entre os cheiros e temperos que marcam a rica culinária do estado. "Fomos criadas em Belém, em um ambiente no qual a cozinha nos é familiar. Ainda tive influência da família da minha mãe, que é do interior de Goiás. Foi mais uma coisa que deu essa essência de casa, de comida de avó", avalia Camila. Somado à infância nortista, as chefs também aproveitaram as experiências vividas aqui para saber o que oferecer de melhor.

Elas contam que pesquisaram não só os pratos mais famosos dos restaurantes brasilienses, como também os tipos de insumos que os moradores daqui preferem comer. "Tanto eu quanto a Camila trabalhamos em outros lugares antes para entender o que servir. Por exemplo, nosso peixe preferido não é o salmão, mas é o do brasiliense. O filé também é adorado e sempre sai", explica Esther. Outro ponto importante para criar um ambiente aconchegante nas casas é garantir que haja uma continuidade entre um prato e outro.

"Queremos que todos os itens do cardápio possam harmonizar. A sobremesa que mostramos hoje, por exemplo, é servida após um risoto de costelinha, porque ele exige um doce mais ácido depois. O que buscamos sempre é que, depois de comer, a pessoa possa dizer: ;Está excelente!’", resume Esther. A dupla tem feito também eventos, como o que ocorre na manhã de hoje: das 11h às 15h, elas cozinham um típico café da manhã londrino, no London Street Pub, que fica na 214 Norte. Uma boa chance para saber por que essas chefs merecem cuidar da sua cozinha.
Torrada Carbonara
Ingredientes:
2 fatias de pão italiano
2 gemas
100 ml de creme de leite
2 ovos
2 fatias de bacon
2 colheres de parmesão
Sal e pimenta
3 colheres de chá de manteiga

Modo de preparo:
Em uma frigideira, em fogo médio, coloque uma colher de chá de manteiga e as fatias de pão, até grelhar bem ambos os lados.

Em outra panela, coloque o creme de leite com uma colher de chá de manteiga em fogo baixo e, assim que o creme esquentar, coloque as gemas e misture vigorosamente com um batedor de ovos. Desligue o fogo.

Corte o bacon em pedaços pequenos e frite em uma frigideira. Quando estiver crocante, retire da panela e reserve. Frite os ovos em uma colher de chá de manteiga até o ponto desejado. A recomendação é deixar a gema mole.

Agora é a hora de montar a bruschetta: passe o creme nas torradas e coloque o ovo em cima, salpique com bacon e pimenta-do-reino e já está pronto para servir.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 15min
Cheesecake desconstruído de frutas amarelas
O Maloca Personal Chef prepara delícias gastronômicas para seus convidados, sem bagunça, com praticidade e sem que você deixe o conforto do lar

Ingredientes:

Creme:
200ml de creme de leite
50ml de leite condensado
50g de ricota
75g de cream cheese

Geleia de frutas amarelas:
1 maracujá
2 rodelas de abacaxi picadas
Meia manga picada
4 colheres de açúcar
100ml de água

Crumble:
100 gramas de trigo
50g de manteiga sem sal
50g de açúcar

Modo de preparo:
Comece pelo crumble. Misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos, para que a manteiga não derreta, até virar uma farofa. Leve ao forno preaquecido a 180 graus, por 20 minutos, ou até ficar dourado.

Para fazer a geleia de frutas amarelas, coloque todos os ingredientes em uma panela pequena em fogo médio e mexa bem por 10 minutos. Ao preparar o creme, misture todos os ingredientes e leve ao liquidificador até ficar uma textura homogênea.

Na hora de montar, coloque o creme, a geleia logo acima e o crumble salpicado.

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 20min
Serviço:
Maloca Personal Chef
Telefone: 98171 6387 e 98106 0519
E-mail: malocachef@gmail.com

Café da manhã londrino
Onde: London Street Pub - 214 Norte,
Bloco D, Loja 23
Quando: hoje, das 11h às 15h
Preços: R$ 25 pelo english breakfast e R$ 15 pela sobremesa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação