Revista

Todos os sabores do gim tônica

Drinques elaborados mostram o quão versátil e deliciosa é essa bebida

postado em 19/09/2016 17:17

A simplicidade do gim tônica faz com que muita gente não queira mexer no time dos três ingredientes que fazem parte do drinque. Entretanto, para os bartenders, é exatamente isso que permite variações de gostos que enriquecem a bebida. Mas, por terem sabores tão distintos, é preciso atenção na hora de criar novas receitas. Para Avener Borba Vieira, do Paradiso Cine Bar, é essencial se preocupar com a qualidade do que será misturado. ;Há muitos profissionais que usam xaropes, mas acredito que isso atrapalha os aspectos da água tônica. Prefiro usar frutas desidratadas ou secas, por exemplo;, conta.

O especialista conta que o uso do óleo essencial de zimbro, natureza essencial do gim, faz com que o líquido seja bastante aromático. Somado a isso, são adicionados a essa receita especiarias, condimentos e frutas. ;Para fazer um gim tônica, sabendo que a bebida já tem essas características botânicas, é essencial que você saiba trabalhar o aroma;, ensina. E isso também significa se preocupar com a água tônica. ;É preciso pensar no drinque como um todo. Então, ela tem que ser levada em consideração. Não podemos quebrar a natureza dela, aquele amargor característico. E isso é que torna o gim tônica tão versátil. Existe um universo de elementos aromáticos que vão dar aspectos novos ao drinque;, frisa.

A bebida tem se tornado, cada vez mais, uma opção dos brasilienses que apreciam a coquetelaria. Antes associada ao gosto de pessoas mais velhas, o gim tônica hoje é apreciado por todas as idades (acima dos 18 anos). Avener garante que isso é resultado do fato de os moradores daqui experimentarem muito quando viajam. ;O brasiliense não é só brasiliense: é do mundo inteiro. Então, sempre que ele sai da cidade, prova o que está fazendo sucesso e, quando volta, quer encontrar aqui também.; Além disso, o bartender frisa que faz um trabalho de apresentação, estimulando os comensais a degustar outras possibilidades do gim tônica, o que também ajuda a despertar novos paladares.

;Sempre que alguém pede, costumo ir à mesa perguntar de que forma a pessoa gosta mais e que outros tipos de sabores ela aprecia em seus drinques. Falo das tendências e sugiro receitas mais elaboradas. Isso fez aumentar as vendas;, assegura. Para quem quer fazer em casa a receita clássica, Avener lembra que não basta apenas um gim de qualidade. ;Um dos passos mais importantes é escolher uma boa água tônica. Depois, selecione os elementos cítricos: limão, limão siciliano, grapefruit. Porém, a mais simples é o básico, com limão.; Se a curiosidade bateu, sugiro principalmente a versão com hibisco, que você confere aqui. Nesse calorzão de seca, ele vai refrescar e mostrar toda a maleabilidade do gim tônica.

Serviço:
Paradiso Cine Bar
Endereço: 306 Sul, Bloco B;
Telefone: 3526-8072

Drinques elaborados mostram o quão versátil e deliciosa é essa bebida

Uma linda mulher


Ingredientes:

  • 50ml de gim
  • 250ml de água tônica
  • 3 twists de limão siciliano
  • Hibisco desidratado a gosto


Modo de preparo:

  • Em uma taça com muito gelo, adicione o gim, depois a água tônica. Retire a casca de um limão siciliano e faça os três twists. Ponha o hibisco e, com uma colher bailarina, misture suavemente até deixar a bebida com aspecto rosado.
Drinques elaborados mostram o quão versátil e deliciosa é essa bebida
Drinque exclusivo

Ingredientes:

  • 50ml de gim
  • 250ml de água tônica
  • 3 fatias de limão
  • Um ramo de alecrim


Modo de preparo:

  • Em uma taça com muito gelo, coloque o ramo de alecrim. Depois, adicione o gim, seguido da água tônica. Por fim, ponha as fatias de limão e misture suavemente com uma colher bailarina.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação