Jornal Correio Braziliense

Revista

Em tempos de fotos no Instagram, alguns resgatam a beleza analógica

Revelações manuais, papel fotográfico, rolos de filme. Veja um pouco mais do mundo das imagens antes das câmeras digitais

A fotografia surgiu no século 19, revolucionando as artes visuais. A palavra fotografia tem duas origens. A primeira vem da Grécia (foto = luz, grafia = escrita), ou seja, é a arte de escrever com a luz. A segunda vem do Oriente: no Japão, usa-se a palavra shashin, que significa reflexo da realidade. Pois bem! Na atualidade, quando pensamos em imagens, falamos em câmeras digitais e celulares. Será que a fotografia analógica chegou ao fim?


Quem pensa assim saiba que está enganado! Ainda encontramos pessoas que curtem fotografar com filmes e fazer as revelações manualmente, em papel fotográfico. Hoje em dia, é possível encontrar lugares específicos para realizar esse serviço.

Claro que é importante saber como tudo começou. Existe também um glamour em fazer o trabalho de maneira artesanal ; preparar a química (revelador e fixador), ajustar lente do ampliador, entrar no quarto escuro, sob luz vermelha. Isso não é apenas nostalgia. É muito mais.