Revista

Bom humor é uma boa receita para se viver mais e com saúde

Na Neurônios em Dia desta semana, o doutor Ricardo Teixeira relembra o famoso ditado "rir é o melhor é o melhor remédio" e fala um pouco mais sobre o riso e seus efeitos positivos

postado em 10/10/2016 18:43

Por Ricardo Teixeira*

É difícil pensar em alguém que não se sinta bem após uma sessão de gargalhadas. Mas será que além do bem-estar que o riso provoca, ele realmente faz bem à saúde? O velho ditado de que rir é o melhor remédio tem algum fundamento?

Um estudo publicado esta última semana por pesquisadores noruegueses confirmou o ditado. Pessoas com um bom grau de humor no dia a dia têm menos riscos de doenças e vivem mais.

Na Neurônios em Dia desta semana, o doutor Ricardo Teixeira relembra o famoso ditado Foram acompanhados por 15 anos 53 mil voluntários e os resultados mostraram que aqueles que apresentavam melhor pontuação de humor numa escala bem validada tinham:

*no caso das mulheres, risco de morte 48% menor, 73% menos risco de morrer do coração e 83% menos risco de morrer de infecção

*no caso dos homens, 74% menos risco de morrer de infecção

As diferenças entre os gêneros podem ser explicadas pelo maior declínio nas pontuações de humor nos homens ao longo dos anos.

Leia mais notícias na Revista do Correio

De acordo com o autor principal do estudo, um bom senso de humor é um traço da personalidade que garante um maior sentido às experiências do cotidiano. Ele ajuda a evitar o aumento dos hormônios do estresse e suas consequências como supressão do sistema imunológico e aumento do estado inflamatório do corpo. Além disso, o humor está diretamente ligado a uma maior socialização, e isso só faz bem à saúde.


Onde é que o riso se encontra no nosso cérebro?


As regiões mais frontais do nosso cérebro são consideradas as mais recentes no processo de evolução das espécies, e é aí que se concentram funções especializadas como a linguagem e o riso. O riso por sinal é exclusivo da espécie humana (a hiena não ri) e já foi demonstrado que a área cerebral que desencadeia o riso em última instância está nessa parte frontal. Já foi até demonstrado que sua estimulação elétrica durante procedimentos cirúrgicos é capaz de desencadear o riso. Temos evidências também que o hipotálamo e as regiões temporais também têm participação na geração do riso. É claro que no mundo real precisamos do cérebro como um todo para entender a piada.

*Dr. Ricardo Teixeira é neurologista do Instituto do Cérebro de Brasília e professor de pós-graduação em divulgação científica e cultural na Unicamp.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação