Revista

Preparar receitas também é coisa de criança. Conheça pequenos chefs

Ao terem contato com a cozinha desde pequenas, as crianças se familiarizam com legumes e vegetais. A experiência também rende momentos divertidos em família

postado em 11/10/2016 17:55

Desde que me mudei para um apartamento maior, tenho feito da cozinha o cômodo mais usado da casa. Tanto que, costumeiramente, o notebook fica lá enquanto cozinho e ponho as séries em dias bem ao pé do fogão ; algo que muitos amigos que adoram se esparramar no sofá não entendem. Isso porque sempre tive o ambiente como o meu preferido, desde criança. Hoje em dia, trabalhando com gastronomia, pergunto-me o quanto eu ainda seria mais apaixonado se tivesse sido estimulado a entender mais desse universo tão surpreendente desde a infância.

Cup cakeE não só na influência que isso poderia ter na minha vida adulta, mas no quanto aquele ambiente é capaz de aproximar a família. "Antigamente, cozinha era um lugar exclusivamente feminino. Nem homens nem crianças se aventuravam por lá. Hoje, cozinhar com os filhos é um ;programa; familiar, um momento em que há uma troca de lições importantes não só para a cozinha, mas para a vida dos pequenos", garante Carlos Valenti, chef executivo do grupo Rubaiyat. O restaurante mantém o projeto Pequeno Chef, no qual as crianças são estimuladas a colocar o avental e se aventurar por receitas pensadas para elas. Uma nova edição ocorre na próxima quarta-feira, 12 de outubro.

Valenti explica que a ideia surgiu para mostrar o quanto pode ser divertido cuidar da própria alimentação e, mais ainda, fazer com que os pequenos entendam que existe uma grande variedade de alimentos a ser explorada. "Não temos a pretensão de que as crianças saiam daqui sabendo cozinhar, mas sim que se divirtam ao experimentar. Além disso, a experiência é uma ótima ferramenta para que as crianças possam começar a desenvolver o paladar e abrir suas mentes para o mundo da gastronomia." Dessa forma, mesmo que as receitas sejam simples, o chef tenta apresentar possibilidades para que a brincadeira possa se repetir em casa.

Para aqueles que chegam à idade adulta reclamando por não saber fritar um ovo, Valenti lembra o quão é simples aprender algo quando a gente começa desde cedo. "Tudo é mais fácil de aprender enquanto criança, não é? Andar de bicicleta, falar novas línguas etc. A mesma coisa com a cozinha. As crianças aprendem a conhecer melhor os alimentos, a gostar de manipulá-los", frisa.

Além de tudo, os pequenos cozinheiros aprendem a discernir o que é saudável na alimentação. Imagina o quanto isso pode ser vantajoso para aquele rapazinho ou mocinha que vive torcendo o nariz para os vegetais? E isso fica para sempre. "As crianças aprendem sobre ingredientes com naturalidade, brincando. Além de terem seus paladares estimulados ao experimentar uma maior variedade de alimentos."

Cup cake

Ingredientes
200g de manteiga derretida
4 ovos
375g de farinha de trigo
300g de açúcar
20g de fermento em pó
2g de raspas de laranja
2g de suco de laranja
Chantilly a gosto.
Chocolate granulado e confetes a gosto

Modo de preparo

Misture o ovo e o açúcar com um batedor manual. Acrescente a farinha de trigo e o fermento, misturando sempre de baixo para cima. Acrescente o suco de laranja e as raspas, continue misturando. Por último, ponha a manteiga derretida. Disponha a massa em forminhas de cup cake e asse em forno pré-aquecido a 170;C por 11 minutos. Faça um furo no centro do bolo e recheie com chantily. Cubra com granulado e confetes.

Tempo de preparo: 25min

Rendimento: dependerá do tamanho dos cup cakes.

Panqueca de legumes

Panqueca de legumes

Ingredientes
500ml de leite
4 ovos
75g de manteiga derretida
250g de farinha de trigo
5g de sal
100g de cenoura cozida para o recheio (pode ser outro legume de sua preferência)

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes (exceto o recheio) no liquidificador. Aqueça uma frigideira antiaderente e unte com manteiga. Passe um papel para retirar todo o excesso. Com uma concha, coloque 30g de massa e espalhe por toda a frigideira, formando um crepe bem fino. Asse dos dois lados. Recheie com legumes cozidos de sua preferência e queijo. Feche, ponha queijo ralado por cima e leve ao forno para gratinar a 180;C por 5min.

Tempo de preparo: 15min

Rendimento: dependerá do tamanho da panqueca.

Serviço
Pequeno Chef do Restaurante Rubaiyat Brasília
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 1, Lote 1
Quando: Às 10h30 de quarta-feira, 12 de outubro
Valor: R$ 40
Inscrições pelo telefone: (61) 3443-5000

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação