Revista

Reaproveitamento de ingredientes com sabor de despedida

Em sua última coluna para a Revista, Rafael Campos traz receitas com cascas de legumes, frutas e verduras

postado em 01/11/2016 16:00

Nada é tão contra a etiqueta hoje em dia que o desperdício. Jogar comida fora não é apenas antiecológico, mas faz com que muitos cozinheiros percam oportunidades de aproveitar aquilo que normalmente seria descartado. O caso das cascas de legumes e verduras é um dos mais evidentes. Além de servirem como fonte de fibras, vitaminas e minerais indispensáveis, elas podem carregar possibilidades gourmet.

;Sopas, bolos, geleias, cookies, shakes, sucos, smoothies, chás, suflês, farofas, tortas. Essas são algumas opções de pratos que podem ser feitos com as cascas. Basta usar a criatividade;, garante a nutricionista do Oba Hortifruti, Letícia Amaral. Porém, um detalhe não tão legal: por conta do uso intenso de pesticidas, a fim de potencializar e proteger o cultivo, nem todas podem ser usadas. ;Esses pesticidas, ainda que lavemos as frutas, penetram na casca através de seus poros, em algumas frutas mais do que em outras, de acordo com a grossura da casca.;

Por isso, ela dá dicas daquelas que podem e devem ser aproveitadas (veja o quadro). E, claro, sempre lavando bem. Letícia frisa que você deve usar uma escova própria para vegetais. ;Ela auxiliará na retirada das sujidades. Descasque e coloque a casca demolho em solução clorada por 15 minutos: um litro de água para uma colher de sopa de água sanitária. Enxágue em água corrente e seque com papel toalha;, ensina. Ela também explica que o melhor é usar as cascas no momento de fazer a receita. ;Porém, também podem ser conservadas congeladas, exceto batata, banana, pera e maçã;, completa.

Sobremesa

Esta é a última coluna Encontro com o Chef que eu assino. Com ela desde 2012, redescobri o prazer em cozinhar, apurei meu paladar, sedimentei minha paixão por comer e percebi o quanto vale a pena investir em alimentação de qualidade. Foram cinco anos nos quais escolhi melhor o que vai no meu prato, conheci gente apaixonada por comida e cheguei a mudar de apartamento só para ter uma cozinha maior. Comer é, talvez, o prazer mais simples e surpreendente que tenho: apresenta-se nos detalhes, renova-se na coragem de experimentar e me reforçou a certeza do ensinamento que meu pai me deu: comer bem jamais é um gasto. É um investimento. Fiz dessa paixão um trabalho.Volto agora à condição de comensal. Até o próximo jantar!

Suflê de casca de legumes

Suflê de casca de legumes

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite desnatado

4 xícaras (chá) de cascas de

legumes variados (picadas)

; xícara (chá) de queijo branco

ralado

2 colheres (sopa) de farelo de trigo

1 colher (café) de sal

2 claras em neve

1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo

Esquente o leite em uma panela. Junte as cascas dos legumes, o queijo e o farelo de trigo. Tempere com o sal e desligue o fogo. Deixe esfriar e junte as claras em neve e o fermento, mexendo delicadamente. Coloque a mistura em uma forma antiaderente. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180;C até dourar. Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 45 min

Rendimento: 2 porções

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação