Revista

Mulheres são afetadas de forma diferente pelo Alzheimer

Estima-se que 2/3 dos casos de doença ocorram entre as mulheres

postado em 11/01/2017 08:00

Mulher com Alzheimer caminha em um corredor em uma casa de retiro na FrançaAs mulheres vivem mais, mas parece que existem outros fatores biológicos que ajudam a explicar essa diferença. Muitos candidatos estão na fila, mas sem resultados conclusivos até o momento. Um deles é a redução dos níveis de estrogênio com a menopausa. Outra possível explicação é o efeito protetor da educação formal, apesar de as diferenças educacionais entre os gêneros terem diminuído fortemente nos últimos anos.

Uma diferente resposta ao estresse e a maior prevalência de ansiedade e depressão entre as mulheres podem fazer a diferença. Eventos desgastantes, como doenças, divórcios e problemas no trabalho, parecem aumentar o risco de demência entre as mulheres, mas o mesmo não ocorre com os homens.

A doença é mais agressiva no caso delas

As pesquisas mostram que, após o diagnóstico de Alzheimer, os homens têm um melhor desempenho em diferentes domínios cognitivos, como memória, habilidades visuoespaciais e até mesmo linguagem, função esta que as mulheres levam vantagem sobre os homens quando se pensa em indivíduos saudáveis.

A chance de apresentarmos um quadro de demência chega a 25% após os 80 anos, 50% após os 90, sendo que a causa mais comum é a doença de Alzheimer. Ela é mais frequente entre as mulheres e as evidências apontam que as lesões cerebrais associadas à doença têm maior repercussão clínica entre elas. Essas pesquisas solidificam o conceito de que a doença é mais agressiva entre as mulheres.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação