Marcelo Ferrera
postado em 29/01/2017 08:00
O fascínio da humanidade por joias vem desde os tempos mais antigos. Estudos comprovam que a arte de confeccionar adereços é anterior à escrita. Símbolos de beleza e poder, esses adornos ; coroas, anéis, colares, brincos, braceletes etc. ; eram fundidos em metais nobres, como ouro e prata, e cravados com pedras preciosas.
Para a criação de uma joia artesanal, é necessário um amplo conhecimento e muito trabalho. Cada etapa requer uma habilidade diferente ; design, fundição, laminação, forja, modelagem, soldagem e acabamento. Tudo isso para obter a perfeição de uma peça que poderá ser a única confeccionada.
Os designers de joias criam os modelos e desenham os croquis. Eles também trabalham na conservação e na restauração de peças antigas. Além do talento, é imprescindível que o profissional conheça a história dos metais e saiba identificar as pedras.
"É fundamental que a pessoa participe de um curso, pois não é um setor fácil de lidar. É no curso que o aluno terá o conhecimento necessário para a execução do trabalho. Para quem está começando, um aspecto importante é saber onde comprar as pedras e os metais ; a oferta é desigual, o que não ocorre com as grandes joalherias", aconselha Claudia Theolier, proprietária da Espaço Theolier Escola de Joalheria.
Um ponto muito importante para o bom profissional é estar sempre atualizado de acordo com as necessidades do mercado e com as tendências de moda.
Agradecimento:
Espaço Theolier Escola de Joalheria
theolierdesigner.blogspot.com.br