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Vista-se do bem

Marcas locais investem em uma moda sustentável. Além de terem um conceito diferente de produção, também inovam no design moderno das coleções

postado em 19/03/2017 08:00
Por Marília Padovan (texto) e SAvio Drew (produção) ; estagiários sob a supervisão de Flávia Duarte
Marcas locais investem em uma moda sustentável. Além de terem um conceito diferente de produção, também inovam no design moderno das coleções
O mercado de moda em Brasília conquista cada vez mais espaço no país. Marcas locais estão surgindo e se tornando adeptas a novas vertentes de produção consciente, com o intuito gerar benefícios sociais e ambientais. Esse é o caso da grife Larsan que, tendo em mente que a moda está cada vez mais específica e individualizada, foi planejada para desenvolver alfaiataria masculina para ciclistas pensando no calor, na mobilidade e no estilo deles. Deixar o carro em casa e ir trabalhar de bicicleta nunca foi tão simples e fashion.

Apesar da dificuldade de viver de moda no Distrito Federal, o designer Daniel Larsan, estilista e criador da marca que leva seu sobrenome, conta que seu público é específico: são pessoas geradoras de tendências, mas totalmente conscientes da sua existência e do impacto disso no mundo. A alfaiataria assinada por ele foi criada com o intuito de estimular a responsabilidade socioambiental e, assim, ternos e coletes feitos para ciclistas foram desenhados meticulosamente. ;A ideia é fazer uma moda que passe alguma informação, porque isso sempre chama atenção, já que a moda comunica. O que você está usando fala algo sobre você.;
Marcas locais investem em uma moda sustentável. Além de terem um conceito diferente de produção, também inovam no design moderno das coleções
As peças para ciclistas têm, na parte de trás, um zíper que, quando aberto, deixa exposta uma faixa que reflete o farol do carro para evitar acidentes. Além disso, os produtos são feitos com tecidos maleáveis que proporcionam maior conforto térmico, como a lã fria. No inverno, ela protege da baixa temperatura e, no verão, evita sudorese e a sensação de calor. ;Mas é um tecido lindo e sensível.;

Para camisas, o material usado é 100% algodão. ;Algodão egípcio, peruano e os tricolines tradicionais brasileiros;, completa Daniel. Para o criador da Larsan, é importante que a moda seja segmentada, pois é um desejo geral ter uma identidade própria, refletida no look diário.

Em 2015, Daniel foi eleito estilista revelação pelo Capital Fashion Week e também foi finalista na Casa de Criadores, em São Paulo. Dentre todas as conquistas e alegrias da marca, a mais relevante aconteceu no ano passado, quando a Larsan foi selecionada pelo ministro da Cultura para representar o Brasil em um evento de moda em Bogotá, na Colômbia. ;Foi demais! Apresentei a marca e o conceito para pessoas da América Latina inteira. Foi ótimo trocar experiências culturais com todo nosso continente;, comenta Daniel.


A marca de São Paulo, Vanessa Montoro, está há 13 anos no mercado e tem como estilo peças feitas de crochê com seda pura e sustentável. Conhecida pela sofisticação, a grife é certificada pelo Sistema B vai lançar uma coleção cápsula com a formadora de opinião do mercado de luxo Duda Portella, que mora em Brasília, com o intuito de inovar e trazer um ar mais jovem e descolado às peças. A ideia é misturar diferentes estilos usando o crochê, como em kimonos e em saias mídi. A coleção será lançada em abril de 2017.

Sistema B é um movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental.
Marcas locais investem em uma moda sustentável. Além de terem um conceito diferente de produção, também inovam no design moderno das coleções

Modelo: Bruno Amorim

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