Revista

Alô, doçura: os segredos de uma doceira de mão cheia

Uma doceira de mão cheia conta como formou uma clientela fiel com seus quitutes artesanais e superdecorados

Sibele Negromonte
postado em 02/04/2017 08:00

doceira olha para câmera com ingredientes e utensílios ao lado

Quando trocou Porto Velho, capital de Rondônia, por Brasília, há pouco mais de um ano, Renata Leite deixou para trás uma clientela fiel e consolidada. Em terras candangas, viu-se obrigada a recomeçar do zero na profissão que abraçou quando o primeiro filho nasceu. ;Do zero, não, porque eu já dominava a técnica;, corrige, bem-humorada. Doceira de mão cheia, Renata se especializou na fabricação de biscoitos artesanais, delicadamente decorados. Mas, garante, faz de tudo um pouco: bem-casado, pão-de-mel, docinhos tradicionais e gourmet, geleias caseiras. Sempre na confeitaria. ;Se for para preparar outra coisa na cozinha, sou um fiasco;, brinca. Difícil de acreditar, tamanha a habilidade com as espátulas e as tigelas.

Por anos, Renata atuou na área de comunicação e de tecnologia da informação. Decidiu largar o emprego e acompanhar mais de perto a criação dos filhos, de 6 e 5 anos. ;Como tive duas gestações muito próximas, não queria deixá-los em creches ou com babás.; Parar de trabalhar, porém, estava fora de cogitação. Inspirada nas avós, exímias cozinheiras, viu nos doces uma boa oportunidade profissional. Faltava, agora, especializar-se. ;Sempre gostei de fazer doces, mas apenas como hobby. Precisava fazer disso uma profissão.;

Renata fez as malas e foi fazer um curso em São Paulo. Lá, aprendeu a produzir biscoitos artesanais. Apaixonada por artes manuais, passou também a dominar a técnica de decorá-los. Detalhista, é capaz de ficar horas criando desenhos nas guloseimas. Para a Páscoa, tem se esmerado para oferecer coelhos de vários formatos. Aos poucos, a doceira tem conquistado uma boa clientela em Brasília ; para onde se mudou por conta do marido.

Participa de feirinhas e de uma loja colaborativa, além de receber encomendas para festas de aniversário e de casamento. Apesar da distância, nunca deixou de atender aos fiéis clientes que ficaram em Rondônia. ;Ainda hoje, mando via Correios diversas encomendas para Porto Velho;, revela.
[VIDEO1]
Para a coluna, Renata ensinou a receita de um biscoito amanteigado fácil de fazer e bastante saboroso. Por conta da consistência, não é possível decorá-lo, mas ela dá a dica: recorrer às forminhas cortantes temáticas de Páscoa ; dá para usar coelhos, cenouras, ovos. Outra ideia é colocar a guloseima em caixinhas decoradas ; uma ótima maneira de presentear parentes e amigos na data festiva. O biscoito, inclusive, é um dos mais requisitados pela antiga clientela. ;Lá em Porto Velho, só eu fazia esses biscoitos;, orgulha-se.

Na receita, Renata usou cacau em pó, mas explica que o ingrediente pode ser substituído por nozes, castanhas, canela e o que mais a imaginação mandar. Um dos segredos está na espessura em que os biscoitos devem ser cortados: cerca de 2mm. ;Por serem bastante fininhos, eles ficam crocantes;, atesta. Antes de escrever a coluna, eu preparei a receita com a minha filha de 4 anos. Além da farra na cozinha, o resultado foi um sucesso. Agora, ela não para de cobrar o preparo de uma nova fornada. Dessa vez, para presentear os amiguinhos.

Biscoito amanteigado


Ingredientes
250g de manteiga ou margarina
2 xícaras bem cheias de farinha de trigo
; xícara de açúcar
; xícara de cacau ou chocolate em pó

Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes em um recipiente e, com a ponta dos dedos, vá misturando bem até formar uma massa homogênea. Ela fica com a textura de massinha de modelar.
Abra a massa, com a ajuda de um rolo, em uma superfície polvilhada por farinha de trigo. Deixe com 2mm de espessura. Use forminhas modeladoras para cortar a massa e formar os biscoitos.
Leve os biscoitos ao forno preaquecido a 180;C por cerca de 10 minutos.
Se preferir, substitua o chocolate por canela, nozes, castanha triturada e o que mais a imaginação mandar.

Serviço

Renata Leite confeitaria artesanal
Telefone: (61) 98179-4401
E-mail: moura194@hotmail.com
Facebook e Instagram: renataleiteconfeitaria

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação