Revista

A doceira Maria Amélia compartilha com as filhas o amor pela culinária

Conhecida na cidade pela criação de deliciosos bolos e doces, Maria Amélia contou com o apoio incondicional de várias "mães" ao longo da trajetória. Hoje, ela compartilha com as filhas todo o amor pela gastronomia

Sibele Negromonte
postado em 14/05/2017 08:00
[VIDEO1]
Maria Amélia Dias costuma dizer que, ao longo da vida, vários anjos cruzaram o seu caminho. Mais que isso, verdadeiras mães. Faltam dedos na mão para enumerar as mulheres que desempenharam papel materno na sua trajetória. A começar pelas ;dindinhas;, como carinhosamente chama as avós, de quem herdou o nome. Vindas do Líbano, as irmãs Maria e Amélia fincaram raízes em Bambuí, pequena cidade mineira. Lá, descobriram que uma menina de 7 anos estava abandonada no hospital e pegaram a pequena para criar.

Deijanira cresceu, casou-se e teve uma filha, a quem batizou de Maria Amélia. Desde cedo, a garotinha via extasiada as avós adotivas prepararem lindos e deliciosos doces. ;Os meus primeiros bicos de decorar foram das minhas dindinhas;, recorda-se a doceira, que aos 13 anos já era uma boleira de mão cheia. O tempo foi passando e os doces e bolos de Memeia, como é conhecida em Bambuí, ganharam fama. ;As pessoas me procuravam, levavam os ingredientes e eu preparava, sem cobrar nada.;

Foi aí que entrou em cena mais uma ;mãe; de Maria Amélia. Dona Terezinha era a doceira mais respeitada da cidade. ;Eu sonhava em ter o bolo dela na minha festa de casamento, mas não tinha dinheiro;, recorda-se. A fama de Memeia chegou aos ouvidos da doceira de Bambuí e ela chamou a jovem para uma conversa. ;Ela me ensinou tudo o que sabia e ainda me orientou de como cobrar pelo meu trabalho.; Foi o empurrão que precisava para transformar o hobby em profissão. Emocionada, Maria Amélia mostra o bilhete escrito à mão por dona Terezinha e que guarda emoldurado: ;Filha não é só aquela que geramos, mas aquela que aprendemos a amar e a admirar;.
Conhecida na cidade pela criação de deliciosos bolos e doces, Maria Amélia contou com o apoio incondicional de várias
Outra ;mãe-amiga; morava em Brasília. ;Quando tinham as festas dos filhos da Daniela, eu vinha para cá fazer os doces, e todos achavam deliciosos.; Daí, começaram a surgir as encomendas originárias da capital, onde também vivia a cunhada ; mais um ;anjo-mãe;. Maria Amélia atravessava 640 quilômetros para entregar os docinhos, quase sempre acompanhada da ;mãe-madrinha; Gislene, a quem chama carinhosamente de tivovó. ;Daniela começou, então, a insistir para eu me mudar para cá.; O ano era 2001 quando a doceira desembarcou em Brasília com o marido, duas filhas pequenas e muita disposição para trabalhar.

Daquele tempo, as filhas, Rafaela e Renata Dias, lembram-se das horas e horas enrolando docinho. ;Quando minha mãe dizia que tinha uma encomenda de 100 docinhos, dava até vontade de chorar;, brinca Rafaela. Em Brasília, essas 100 unidades se multiplicaram para 200, 500, 1.000... ;Não houve um dia em que eu ficasse sem trabalho.; Quatro anos depois, ela já estava com a primeira loja, um nome respeitado e mais um filho, Luiz Eduardo. ;Ele nasceu praticamente na cozinha.; Hoje, a doceira conta com 84 funcionários na oficina, no Jardim Botânico, e duas lojas franqueadas.

O amor de Maria Amélia pelo que faz acabou contagiando as filhas. A mais velha, Rafaela, administra o café da Asa Sul e admite que gosta mais de comer do que pôr a mão na massa. ;Brinco que sou o controle de qualidade da Maria Amélia Doces. Quando não gosto de um produto, mando voltar na hora;, garante. A mais nova, Renata, tem encontrado o seu próprio nicho dentro da gastronomia e sonha com o dia em que abrirá um bistrô vegano.

Vegetariana desde os 9 anos, Renata Dias parou de comer ovo e produtos lácteos há um ano. No ano passado, a ex-estudante de veterinária decidiu seguir os passos da mãe. ;Comecei a pegar as receitas da minha mãe e ;veganizá-las;. No início, fazia apenas salgados, depois parti para os doces. São muitos experimentos até chegar ao resultado final.; Todos os meses, Renata promove um disputado brunch vegano e as encomendas andam a todo vapor. Para celebrar o dia de hoje, mãe e filha nos brindam com duas receitas: uma tartelete tradicional, feita por Maria Amélia, e um pudim vegano, criado por Renata.
Pudim vegano
(Renata Dias)
Conhecida na cidade pela criação de deliciosos bolos e doces, Maria Amélia contou com o apoio incondicional de várias
Pudim
Ingredientes
1 e 1/2 xícara de tapioca granulada
700ml de leite de coco
300ml de água
1 xícara de açúcar demerara
1 e 1/2 xícara de coco ralado
1 colher de extrato de baunilha
Óleo para untar

Modo de fazer
Em uma panela, coloque o açúcar, o leite de coco, uma xícara de coco ralado e o extrato de baunilha. Misture bem e leve ao fogo. Vá adicionando a tapioca granulada aos poucos para não empelotar. Pare de mexer quando a mistura se tornar um creme grosso. Unte a forma de pudim, coloque a mistura e deixe esfriar em temperatura ambiente. Leve à geladeira por quatro horas.

Calda
Ingredientes
1 xícara de açúcar demerara
1 xícara de água quente

Modo de fazer
Derreta o açúcar em fogo médio até ficar escuro. Adicione a água e mexa até o açúcar se dissolver. Desenforme o pudim e coloque a calda por cima. Você pode acrescentar frutinhas no topo e uma folhinha de manjericão para enfeitar.


Tartelete de limão com frutas vermelhas
(Maria Amélia)

Conhecida na cidade pela criação de deliciosos bolos e doces, Maria Amélia contou com o apoio incondicional de várias Massa
Ingredientes
300g de farinha de trigo
75g de açúcar de confeiteiro
150g de manteiga
1 ovo

Modo de fazer
Misture com as pontas dos dedos todos os ingredientes até formar uma massa. Abra a massa na forminha de tartelete ou de empada e leve ao forno preaquecido a 180;C. Quando dourar (é rápido, portanto, fique de olho), retire do forno e deixe esfriar.

Recheio
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Suco de limão a gosto

Modo de fazer
Misture os ingredientes e vá mexendo até formar um creme. Não precisa ir ao forno. Coloque sobre a massa já fria e decore com frutas vermelhas.

Serviço

Maria Amélia Doces
Área Especial 3, Condomínio Solar de Brasília Quadra 3, Jardim Botânico
Telefone: 3546-8900 / 3242-0810 (loja da Asa Sul)

Renata Dias Cozinha Vegana
Instagram:
@renatadiascozinhavegana
WhatsApp: 99974-6594

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação