Revista

A tendência ageless propõe moda sem idade e celebra a beleza dos idosos

Fashionistas, modelos e estilistas defendem o movimento ageless, da moda sem idade. Eles mostram que ser fashion e ter estilo não é ousadia só permitida aos jovens

Savio Drew*
postado em 21/05/2017 08:00

Os japoneses Mr. Bon e Mrs. Pon, ambos com mais de 60 anos, encantam a todos que entram em sua conta do Instagram. Eles costumam combinar as roupas e arrasam no estilo cool e minimalista. O casal tem 459 mil seguidores e, na legenda de cada foto, dão dicas de moda e descrevem cada peça que estão usando. Para conferir as fotos desse casal fashion, basta entrar no perfil @bonpon511Eles são fashion. Pela definição formal, são considerados idosos. Também são influenciadores digitais. Eles são os pleasure growers ; grupo de pessoas com mais de 60 anos que desejam aproveitar a vida ao máximo. Gente que conta muitos anos vividos e que estão chamando a atenção na internet pelo estilo e pelo bom gosto. Eles provam que envelhecer não é empecilho para se ter uma vida ativa, libertária e criativa.

Aos 90 anos, Royce Smithkim chama a atenção por onde passa com seu cabelo ruivo e enormes cílios. Ela nasceu na Polônia e vive em Nova York, onde faz trabalhos de modelo fotográfico. Ela foi uma das seis senhoras apresentadas no Advanced Style Royce, um documentário que fala sobre o estilo dos veteranosMuitas vezes, a moda pode parecer cruel, impondo regras sobre o que está, ou não, em alta. Sobre quem pode, ou não, usar determinada tendência. Porém, esses idosos estão provando que, para encarar a moda com outro olhar, é preciso passar por um processo de autoconhecimento: um movimento interno que é capaz de fazer a gente gostar do próprio estilo, de maneira confortável e segura. Quanto mais seguros, mais capazes de enfrentar a ditadura do ;certo ou do errado;, ;do pode e não pode.;

Iris Apfel com seus óculos gigantes. Acessórios são a marca-registrada do estilo extravagante da americanaUma forte representante desse grupo é a it girl de 94 anos Iris Apfel. Dona de um estilo extravagante e colorido, ela transborda felicidade e autoestima. A estilosa senhora abusa de acessórios grandes que compra em brechós; está sempre presente nas mais importantes semanas de moda e até já fechou parcerias com grandes marcas, como a M.A.C, além de ter assinado uma coleção de óculos com a grife americana eye.bobs.

A decoradora novaiorquina também inspirou um documentário que leva seu próprio nome. Cheia de humor e alto-astral, afirma: ;Envelhecer não é para maricas, vou te contar. É muito engraçado!”.

E os representantes da chamada terceira idade, ou os que quase chegaram lá, estão mesmo na moda. Eles usam e inspiram. A estilista Vivienne Westwood, aos 75 anos, provocou ao desfilar para a sua própria marca, na semana de moda de Paris.

Por aqui, no último desfile da Ellus, na São Paulo Fashion Week ; Edição 43, a marca apresentou um casting com modelos mais velhos, levando mais diversidade para a passarela. Quem fechou o desfile foi o veterano Jorge Gelati que, aos 52 anos de idade, causou alvoroço entre os convidados e virou o assunto da semana.

Outras marcas brasileiras também estão antenadas a essa questão, como a Reserva. A grife masculina, consumida em sua maioria por jovens, tem a política de inclusão como um de seus princípios comerciais. Rony, o fundador da Reserva é defensor da moda sem idade. ;Uma jovem pode usar sim o vestido da avó e por que não é permitido o contrário?;, questiona.

Desde 2016, uma das temáticas do mundo da moda é a liberdade de gênero e de expressão. Com toda essa discussão, surge, assim, o movimento ageless (sem idade) que defende: roupa não tem idade. Assim, está na hora de quebrar tabus, levantar a bandeira da liberdade e usar o que te faz bem, independentemente de quantos anos se tem.

* Estagiário sob a supervisão de Flávia Duarte

Aos 52 anos, o modelo Jorge Gelati fez sucesso ao fechar o desfile da Ellus, na última SPFW

A estilista Vivienne Westwood, aos 75 anos, desfilou para a própria marca, na última semana de moda de Paris

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação